Jovens de Bela Vista, Jardim, Porto Murtinho e Aquidauana embarcam para ver o Papa Francisco no Rio

Dezenas de jovens pertencentes à Diocese de Jardim (MS) vão participar como missionários da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), de 23 a 28 de julho, no Rio De Janeiro. 

Os sul-mato-grossenses vão chegar ao Rio de Janeiro antes do início da jornada. Entre os dias 20 e 22 de julho, participarão do projeto “Jesus no Litoral”, desenvolvido pelo Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica. Durante esse período, eles vão evangelizar moradores que residem nas proximidades do Quartel General Piscinão Deodoro, onde ficarão alojados. Todos atuarão em algumas praias, monumentos históricos, entre outros locais. Porém, esse trabalho não será realizado exclusivamente pelos jovens de Mato Grosso do Sul, uma vez que eles vão se juntar a outros missionários, no total de três mil voluntários. 

De acordo com a página oficial da JMJ, a Igreja Católica trabalha com a expectativa de público de 2,5 milhões de pessoas para a Jornada Mundial da Juventude. De acordo com a organização da jornada, 60% dos inscritos até agora são brasileiros, 20% de países latino-americanos e os demais, 20%, de outros países. Argentina, França e Estados Unidos são as nações que mais estão enviando peregrinos. A inscrição garante acomodação e refeições durante os dias do evento.

Em entrevista ao jornalista Lile Corrêa, o coordenador da Pastoral da Juventude de Bela Vista, Eder Maidana disse que “vamos sair as 5 da manhã, são dez pessoas que serão acompanhadas pelo padre Hever Sanches iram de Van até Campo Grande, e da cidade morena vão de ônibus para o Rio de Janeiro”.
Ele contou que da Diocese as cidades de Bela Vista, Porto Murtinho, Jardim e Aquidauana estarão enviando jovens a JMJ”. Para participar da Jornada, Eder Maidana “investiu R$ 608,00 reais de estadia e mais R$ 650 de transporte, sendo que são dois grupos da Diocese que estão indo para o Rio, a Pastoral da Juventude e Ministério Jovem”.
O Ministério Jovem “foi ontem, irão fazer trabalhos voluntários de evangelização, já a Pastoral da Juventude da JMJ e da Tenda Jovem destinado aos jovens da PJ terão palestras, shows, orações, Missa, estudos especifico para cada segmento da Igreja”, acrescentou ” é um verdadeiro leque de oportunidades”. 

Os jovens receberam a benção do Bispo da Diocese de Jardim, Monsenhor João Gilberto de Moura, que também estará presente na Missa celebrada pelo Papa Francisco no Rio de Janeiro.

Na foto o padre Eduardo Palacius com os jovens bela-vistenses que embarcam para a JMJ 2013 no Rio de Janeiro.


LILE CORRÊA