Jovem de MS é indiciada por postar fotos de maconha em rede social

Uma jovem, de 19 anos, foi indiciada por apologia ao uso de drogas por postar fotos de pés de maconha em seu perfil no Facebook. O titular da Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (Denar), Rodrigo Yassaka, disse nesta segunda-feira (24) que a jovem foi ouvida e assinou um termo de compromisso para se apresentar à Justiça quando solicitado. Segundo ele, a Polícia Civil recebeu uma denúncia anônima sobre as publicações. Entre as imagens das plantas, também havia uma foto da suspeita fumando um cigarro da droga. Ela confessou ser usuária há mais de um ano, confirmou ter feito as postagens, mas disse não ter se atentado para o fato de estar cometendo um crime.

Ela se comprometeu a retirar as fotos  da rede e a procurar tratamento para o vício. De acordo com o promotor da Infância e Juventude Sérgio Harfouche, é considerado crime induzir, instigar ou auxiliar o uso de drogas. A pena varia de um a três anos de prisão. “Não se sabe quantas pessoas vão acessar o conteúdo. Todos estão a mercê, inclusive crianças”, explicou.

Apologia na rede

Yssaka disse que, em sete meses, esse foi o segundo caso semelhante registrado na delegacia. Em janeiro, um rapaz de 25 anos foi preso depois de divulgar uma foto em que aparece ao lado de um vaso com um pé de maconha. O homem tem diversas passagens pela polícia, inclusive por tráfico de drogas.

O delegado ressalta que os internautas podem denunciar a apologia ao uso de drogas fazendo um print do perfil do suspeito e encaminhando para o e-mail denar@pc.ms.gov.br ou ligar para os telefones 181 e 3345-0000.