José Aldo vence sul-coreano e mantém cinturão do UFC

José Aldo salvou o orgulho brasileiro dos fãs de MMA. Depois do fim do reinado de Anderson Silva entre os pesos médio e da derrota de Junior Cigano nos pesados, cabia a Aldo manter o título dos penas e a honra dos admiradores de lutas no País. O manauara enfrentou mais dificuldades que o previsto, mas conseguiu o objetivo com ferozes ataques ao ombro direito de Chan Sung Jung, da Coreia do Sul, já no quarto round, vencendo a luta principal do UFC 163, realizado na noite de sábado (3) no Rio de Janeiro.
 
Aldo defende, portanto, pela quinta vez consecutiva o cinturão dos penas e se mantém como o único brasileiro campeão do UFC, e agora tem de lidar com novas especulações sobre a possibilidade de subir para os leves, em busca de adversários mais potentes. Dos possíveis oponentes entre os penas, as opções estão reduzidas. O presidente do UFC, Dana White, já prometeu ao brasileiro que, caso suba de categoria, terá rápida chance de desafiar pelo título. Por enquanto, Aldo continua nos penas e aguarda pela definição de seu próximo desafiante. “Isso eu não sei. É trabalho do UFC”, comentou o lutador brasileiro.
 
Mas Jung, conhecido como Zumbi Coreano, apresentou mais resistência do que Aldo está acostumado. Jung fez jus a seu apelido, lhe dado pelo fato de jamais vacilar ou hesitar, sempre caminhando para a frente para acabar com a vítima. Na noite de sábado, na Arena HSBC, no Rio, Jung manteve o estilo e levou uma luta equilibrada até o quarto round.
 
Aos dois minutos, Aldo, percebendo que o ombro direito do coreano tinha sido deslocado, mirou para o ponto fraco e desferiu três chutes poderosos no local. Zumbi então abriu a guarda para segurar a dor no ombro e Aldo o levou para o chão. Os socos na cabeça foram apenas protocolares até que o juiz decretasse o nocaute técnico. “Vi que o ombro dele saiu do lugar e fui para cima com chutes e, depois, parti para finalizar a luta”, contou o manauara.
 
Antes disso, porém, Aldo sofreu para se impor. Os dois primeiros rounds foram muito equilibrados e os árbitros lhe deram vitória por 10 a 9 em ambos. No terceiro, Aldo parecia hesitante e chegou a ser ameaçado após um bom golpe de Jung, mas resistiu. “Isso mostra a determinação que eu tenho”, disse Aldo, reconhecendo as dificuldades encontradas. O quarto round foi definido pelo cansaço do coreano e sua contusão, que foi determinante para o nocaute. “Eu sempre dou meu máximo”.
 
O campeão dos penas, posteriormente, confessou que sentiu uma lesão no pé no início do combate e que isso prejudicou seu desempenho. Ele precisou encurtar sua coletiva após as lutas para ser levado para um hospital. “Machuquei o pé logo no primeiro chute, e perdi força e equilíbrio. Mas ainda bem que consegui me defender.”
 
Antes da luta principal, o brasileiro Lyoto Machida foi derrotado pelo americano Phil Davis, em decisão unânime dos jurados. A torcida não gostou, assim como Machida, que achou que Davis adotou postura defensiva e merecia ter sido penalizado por isso. “Isso não é luta de wrestling, é MMA, e os juízes precisam ver quem está indo para a frente”, reclamou Machida, que esperava vencer para se qualificar a uma disputa de título nos médios-pesado, contra Jon Jones.
 
Nos outros resultados do card principal, Cezar Mutante venceu Thiago Marreta por finalização, Thales Leites derrotou Tom Watson por decisão unânime, e John Lineker superou José Maria por nocaute técnico. (Hoje em Dia)