JORNALISMO EM CONSTANTE MUTAÇÃO!!

As mídias sociais estão revolucionando o mundo, estão mudando a maneira de comunicação. E claro, mudando a atitude de comunicadores e de quem sempre foi o principal alvo dos comunicados. Estamos tendo que nos adaptar as mudanças ao mesmo tempo em que elas estão acontecendo; e ninguém ainda sabe ao certo aonde vamos chegar.

Nessa veloz vida moderna todo mundo tem um veículo próprio, incensurável, menos influenciável e pode produzir seu próprio conteúdo também: quase todo mundo tem um perfil em alguma rede social. E o melhor, sua voz não passa por filtro; você comenta o que acha que tem que comentar e da forma que ela ache melhor. E ninguém pode tirar essa liberdade, desde que não seja calúnia, difamação ou ofensa a honra de alguém.

Antes, se você perdesse o Programa do Rádio, da Televisão, ou não lesse o Jornal, estava fadada a desinformação. Hoje, você pode ouvir e assistir tudo depois, a hora que você quiser e tiver o tempo disponível. Tudo está na Internet. Outra coisa; diferente do passado em que os veículos filtravam comentários, informações e diziam muito mais aquilo que lhes interessava, hoje as redes sociais deram um jeito de enterrar isso!

E com tudo isso, aumenta e muito a responsabilidade de quem faz comunicação ou de quem usa as redes sociais para se comunicar. Precisamos pensar bem, de preferência não postar nada em um momento de raiva ou de excessiva alegria. Publique aquilo que você teria coragem de veicular num grande outdoor na principal avenida de sua cidade.

E aí você pode pensar, então acabou o jornalismo, todo mundo produz seu conteúdo? Eu digo que não; pelo contrário. A produção de conteúdo ainda é uma tarefa em ascensão. Acredito que pelo menos 80% do que rola nas redes sociais é compartilhamento, algo que alguém criou, produziu ou escreveu. E que também está na mira de qualquer cidadão que queira comentar, ou bem ou mal. E as pessoas só Curtem e Compartilham o que é bem feito, o que lhes agrada, que toca seu coração e abre sua mente! O segredo é fazer isso. Aí é que está o grande desafio!!!!