Jonhys Basso questiona falta de material básico em posto

O vereador Jonhys Hemory Denis Basso (DEM) apresentou indicação na ultima sessão ordinária dia (24), endereçada à Secretaria de Saúde, que compre material para coleta de preventivo, que esta em falta, gerando reclamação dos usuários.

“São varias as reclamações, a indignação e a revolta da população feminina que procura as unidades de saúde para fazerem seu exame anual de preventivo (papanicolau) e não estão conseguindo por falta de material básico para coleta, conforme são orientados nas unidades de saúde”, disse o vereador.

Pois bem, o teste de Papanicolau (Preventivo) é um exame ginecológico de citologia cervical realizado como prevenção ao câncer do colo do útero.
“Será que a Secretária de Saúde não sabe que esse exame é primordial para diagnostica lesões e neoplasias do colo uterino, assim diagnosticando prematuramente o câncer de colo”, e um absurdo questiona o vereador.
Outra preocupação minha – Como será que está sendo alimentado o SISCOLO (Sistema de Informação do câncer do colo do útero). Como ela está fazendo o monitoramento em nosso município. Será que a secretaria de saúde sabe que o diagnostico de Câncer de Colo Uterino é diagnosticado por esse Simples exame”, e revoltante essa situação disse Johnys.

Bochecha

Outra reivindicação do vereador endereçada a Secretaria de Saúde, que regularize o programa de bochecha nas escolas municipais, beneficio que não esta sendo realizado.

O vereador explicou a importância dos bochechos, ficando assim os alunos sem essa proteção preventiva, e que através dos bochechos aumenta a prevenção às cáries. Os pais devem ficar atentos quanto à saúde bucal dos seus filhos e procurar o Dentista de 6 em 6 meses para avaliação e possível intervenção, lembrando sempre que a “Saúde começa pela Boca, comentou Johnys.

Assessoria de Imprensa