Jogo da tecnologia: como a França sofreu para vencer a Austrália

A França entrou em campo neste sábado determinada a testar as tecnologias implantadas pela Fifa para a Copa do Mundo. Com uma pitada de sofrimento, árbitro de vídeo e tecnologia da linha do gol, o time de Didier Deschamps venceu uma boa Austrália por 2 a 1 na Arena Kazan, fazendo valer o favoritismo no Grupo C.

Na próxima rodada do Mundial, os franceses enfrentam o Peru na Arena Ekaterinburg, na quinta-feira, dia 21, às 12h. Antes, os australianos vão até a Arena Samara para encarar a Dinamarca, no mesmo dia, às 9h.

DEIXOU A DESEJAR

Os franceses começaram a partida indo para cima e indicando que queriam abrir o placar logo para não ter mais problemas. No entanto, o ímpeto durou até os 10 minutos. Depois disso, a Austrália impôs seu ritmo, criou a melhor oportunidade da primeira etapa e impediu a França de chutar mais vezes ao gol. Para se ter ideia, a equipe de Didier Deschamps finalizou quatro vezes, todas na direção do gol, nos primeiros oito minutos e mais nenhuma até os 30.

VAR EM AÇÃO

O árbitro de vídeo, enfim, foi utilizado nessa Copa do Mundo. Aos 10 minutos do segundo tempo, Risdon derrubou Griezmann na área e o árbitro, a princípio, deixou seguir. Depois, ele consultou o VAR e assinalou a penalidade. O próprio camisa 7 foi para a cobrança e abriu o placar.

REAÇÃO AUSTRALIANA

A temperatura do jogo subiu com o gol francês e a Austrália nem precisou mudar muito a estratégia para empatar. Aos 15 minutos, Umtiti cometeu pênalti bizarro e totalmente desnecessário colocando a mão na bola. Jedinak foi para a cobrança, bateu rasteiro, e deixou tudo igual.

SÓ A TECNOLOGIA SALVA

Sofrendo para marcar e sem Griezmann, que deu lugar a Giroud, a França precisou de Pogba para voltar a ficar na frente no placar. Aos 34 minutos, o volante tabelou com Mbappé e Giroud, disputou a bola com Behich e espirrou a bola por cobertura. A bola bateu na trave e entrou. O árbitro confirmou o lance usando a tecnologia da linha do gol.

AUSTRÁLIA SURPREENDENTE

Apesar da derrota, a equipe treinada por Bert van Marwijk jogou bem. Com disciplina defensiva, os australianos armaram um bloqueio para segurar o forte ataque francês, saindo com a cabeça erguida em Kazan e esperança para o segundo lugar da chave.

FICHA TÉCNICA
FRANÇA 2×1 AUSTRÁLIA

Local: Arena Kazan, Kazan (RUS)

Data-Hora: 16/06/2018, às 7h

Árbitro: Andrés Cunha (URU)

Auxiliares: Nicolás Taran (URU) e Mauricio Espinosa (URU)

Público: 41.279

Gols: Griezmann (12’/2ºT) (1-0), Jedinak (16’/2ºT) (1-1), Pogba (34’/2ºT) (2-1)

Cartões amarelos: Jedinak (16’/2ºT), Tolisso (30’/2ºT) (FRA), Leckie (12’/1ºT), Risdon (11’/2ºT), Behich (41’/2ºT) (AUS)

Cartões vermelhos: –

FRANÇA: Lloris; Pavard, Varane, Umtiti, Hernández; Pogba, Tolisso (Matuidi – 32’/2ºT), Kanté; Mbappé, Griezmann (Giroud – 24’/2ºT), Dembelé (Fekir – 24’/2ºT). Técnico: Didier Deschamps.

AUSTRÁLIA: Ryan; Risdon, Milligan, Sainsbury, Behich; Jedinak, Mooy; Kruse (Arzani – 39’/2ºT), Leckie, Rogic (Irvine – 25’/2ºT); Nabbout (Juric – 18’/2ºT). Técnico: Bert van Marwijk

Fonte: MSN