Jiboia de 1,5 m é encontrada por moradores em Itapeva, SP

O Corpo de Bombeiros de Itapeva (SP) foi acionado na noite de segunda-feira (20) para o resgate de uma jiboia de aproximadamente 1,5 metro de comprimento no bairro Santa Maria. A cobra foi percebida por um vendedor e pela esposa dele.

De acordo com os Bombeiros, o casal desconfiou que havia algo estranho quando os cachorros começaram a latir. De acordo com morador José Faustino, os latidos eram diferentes. Ao sair para ver o que estava acontecendo, se deparou com a cobra.  Ele afirma que mora na mesma casa há 30 anos e nunca havia percebido a presença de animais peçonhentos.

Em entrevista ao G1 Itapetininga e Região, os Bombeiros informaram que na região onde o réptil foi visto não é comum o aparecimento desse tipo de animal, pois se trata de um local seco e alto. As jiboias, segundo os bombeiros, preferem áreas úmidas e baixas para habitar, no entanto, nessa época do ano, quando aumentam os casos de queimadas, é frequente a aparição de escorpiões e cobras em áreas residenciais fugindo do fogo.


A jiboia é um animal conhecido pela força que utiliza contra suas presas. Geralmente, ela se alimenta de pequenos mamíferos. Segundo os bombeiros, o ideal é que ao ver um animal como a cobra a população acione o serviço de emergência e evite se aproximar para evitar acidentes.
A cobra encontrada em Itapeva foi capturada e em seguida solta em uma mata fechada que fica entre Itapeva e Itararé (SP). Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, trata-se de uma região úmida com um rio por perto e que seria o habitat ideal.