JEJ Blumenau: MS termina primeiro dia com quatro medalhas no judô

Campo Grande (MS) – Mato Grosso do Sul estreou com o pé direito no judô, neste domingo (17.11), na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude 2019, em Blumenau-SC. A delegação conquistou quatro medalhas, das quais três foram de bronze e uma de ouro, todas na faixa etária de 12 a 14 anos. As disputas continuam até quarta-feira (20.11), com duelos sempre na Vila Germânica. O Time MS tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

O primeiro lugar veio com Ana Lia Hisano Oshiro, do Serviço de Educação Integral (Sei), de Dourados, pela categoria meio-leve (até 44 kg). A sul-mato-grossense venceu na final a carioca Mariana Nunes. O terceiro lugar ficou com Júlia Marques, do Rio Grande do Sul.

Ainda no gênero feminino, Maria Eduarda da Silva Chimenes, na ligeiro (até 40 kg), ficou com o bronze. A judoca do Colégio Raul Sans de Matos, da Fundação Lowtons de Educação e Cultura (Funlec), de Campo Grande, perdeu logo na primeira disputa, nas oitavas de final, para Ana Almeida, do Rio Grande do Norte. Para subir ao pódio, o caminho foi árduo. Maria Eduarda teve de triunfar em quatro embates na repescagem.

Marcos Paulo Corrêa da Silva, pela categoria superligeiro (até 36 quilos), também da Funlec, estampou no peito a medalha bronzeada, após cair na semifinal para Regivan Firmino (CE), que terminou na primeira colocação. Gustavo Rosa, de São Paulo, garantiu a prata.

A última medalha sul-mato-grossense foi assegurada por Geovani Vascão Ferreira, na leve (até 48 kg), do Raul Sans de Matos. Na semifinal, o judoca foi eliminado por Antonio Rocha, do Maranhão, que se sagrou campeão. A prata foi para Kenzo Nagata, do Distrito Federal.

Nesta segunda-feira (18.11), mais oito judocas levam o nome de Mato Grosso do Sul aos tatames. Ainda pela faixa etária de 12 a 14 anos, será a vez dos combates nas categorias meio-médio, médio, meio-pesado e pesado.

Veja os confrontos

Feminino – Meio-médio (até 53 kg)
Leticia Sarubbi (Colégio Raul Sans de Matos – Funlec, de Campo Grande) – Começa na fase 16 avos de final contra Luiza Santos, do Amazonas.

Feminino – Médio (até 58 kg)
Maria Júlia Moreira (Colégio Oswaldo Tognini – Funlec, de Campo Grande) – Começa nas oitavas de final, contra Ana Queiroz, do Amazonas ou Kayanne Santos, do Piauí.

Feminino – Meio-pesado (até 64 kg)
Julianna Silva (Colégio Dom Bosco, de Campo Grande) – Começa na fase 16 avos de final, contra Maria Gamba, de Santa Catarina.

Feminino – Pesado (acima de 64 kg)
Manuela Souza (Colégio Adventista de Dourados) – Começa na fase 16 avos de final, contra Dalimary Sousa, de Minas Gerais.

Masculino – Meio-médio (até 53 kg)
João Pedro de Andrade (Colégio Raul Sans de Matos – Funlec, de Campo Grande) – Começa na fase 16 avos de final, contra Cauã Kiwada, de São Paulo.

Masculino – Médio (até 58 kg)
Gabriel Meneguini (Escola Estadual Juracy Alves Cardoso, de Naviraí) – Começa na fase 16 avos de final, contra Gustavo Milano, do Paraná.

Masculino – Meio-pesado (até 64 kg)
Robert Gaúna (Escola Municipal Santos Dumont, de Campo Grande) – Começa nas oitavas de final, contra Francisco Gorgulho, de São Paulo.

Masculino – Pesado (acima de 64 kg)
Breno Duarte (Escola Estadual Castro Alves, de Dourados) – Começa na fase 16 avos de final, contra Igor Ferreira, da Paraíba.

Fonte: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul