Jateí é contemplada com 200 geladeiras no Programa de Eficiência Energética

Valéria Batista 

Foto: José Carlos / Fátima News
 

O município de Jateí será beneficiado com o Programa de Eficiência Energética da Enersul, que tem como objetivo racionalizar o uso de energia elétrica, proporcionando para a população de baixa renda a oportunidade de reduzir o consumo de energia elétrica.

Em parceria com a Enersul, a Secretária de Assistência Social através do Cras realizaram na tarde de quarta-feira (07), uma palestra com os técnicos da empresa energética direcionada aos beneficiários do Programa Bolsa Família do município.

Reunidos no Centro Social João Quelé Ramos o engenheiro eletricista consultor da Enersul Fábio Ricetti Marques juntamente com o também engenheiro Charles Martins apresentou o projeto Kit Economia que faz parte do Programa de Eficiência Energética, assim como as etapas e regras para ser beneficiado. Enfatizando que o programa consiste em fazer a trocar das instalações elétricas precárias, lâmpadas incandescentes por fluorescentes e geladeiras velhas por novas e de baixo consumo elétrico, visando a economia e segurança da família.

“O Programa desenvolve medidas que tenham por objetivo a conservação e o combate ao desperdício, proporcionando à população de menor poder aquisitivo oportunidade de reduzir o consumo de energia elétrica e aumentar a segurança. A empresa leva o produto antigo e substitui pelo novo” explica o engenheiro.

Jateí foi contemplado com 200 geladeiras que beneficiarão famílias que se enquadrem nas regras do programa que é do Governo Federal. O palestrante apresentou ainda o consumo energético de cada aparelho doméstico, dando importantes dicas economia, falando sobre a segurança nas instalações e procedimentos de leitura do medidor de energia elétrica. Envolvendo as participantes sanando dúvidas, durante troca de experiências na economia doméstica de combate ao desperdício de energia elétrica.

O coordenador do Centro de Referência de Assistência Social Marcos Paulo da Silva aproveitou a oportunidade da reunião para ressalta sobre informações básicas e cursos profissionalizantes a serem realizados em breve. A Secretária de Assistência Social primeira-dama Mafalda Targino em nome do prefeito Arilson Targino destacou a importância do programa, que sem dúvida irá trazer mais benefícios e melhorias na qualidade de vida das pessoas em vulnerabilidade socioeconômico do município de Jateí.

 

“Será uma grande conquista para essas famílias, que além de receber uma geladeira nova, terão as contas de energias reduzidas, que irá influenciar no orçamento doméstico” finaliza Mafalda.