Irmã Dulce, a primeira brasileira proclamada santa

Hoje, o Papa Francisco elevou a religiosa Irmã Dulce aos altares, conhecida como “Madre Teresa da Calcutá Brasileira” e que já é a primeira mulher nascida no Brasil a ser declarada santa.
Ele o fez durante uma cerimônia realizada na Praça de São Pedro, no Vaticano, e na qual também foi canonizado o cardeal britânico John Henry Newman, que aos 44 anos se converteu ao catolicismo, e a religiosa italiana Giuseppina Vannini, Índia Maria Teresa Chiramel e as suítes Marguerite Bays.

A cerimônia começou por volta das 10h00, horário local (8h00 GMT) e durou cerca de duas horas.

O papa usou, como sempre, a fórmula latina para proclamar a santidade e pedir que fossem inscritos nos livros dos santos da Igreja, durante a missa que coincidiu com a celebração no Vaticano do Sínodo da Amazônia.

Participaram do evento inúmeros fiéis do Brasil, o vice-presidente brasileiro Hamilton Mourão e também o postulador da causa de sua canonização, Paolo Vilotta.

Ele também teve a presença do herdeiro do trono britânico, o príncipe Charles da Inglaterra.

A brasileira Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes nasceu em 26 de maio de 1914 e neste domingo foi oficialmente batizada como “Santa Dulce dos Pobres”.

Ele deu sua vida aos pobres, doentes e mais necessitados, e fundou em sua terra natal, Bay (leste), vários hospitais de caridade e um sistema de apoio social que ele dirigiu até sua morte, em 13 de março de 1992, aos 77 anos. .

A irmã Dulce teve o terceiro processo de canonização mais rápido da história recente da Igreja Católica, pois foi proclamada santa apenas 27 anos após sua morte, enquanto São João Paulo II foi proclamado aos 9 anos de sua morte e Santa Teresa de Calcutá, 19 anos após sua morte.

Em 1991, alguns meses antes de sua morte, ele recebeu a visita do Papa João Paulo II no Brasil enquanto estava hospitalizado. Em 2011, ela foi beatificada pelo papa Bento XVI.

É uma das religiões mais queridas do Brasil e deixou um legado que inclui uma rede de hospitais e centros de saúde para os pobres, que atende cinco milhões de pessoas por ano.

Ao lado dela, também foi santificado o cardeal e teólogo inglês do século XIX John Henry Newman, beatificado por Bento XVI durante sua viagem ao Reino Unido em 2010.

O caso de Newman (Londres, 1801) é particular, porque durante os primeiros anos de sua vida ele foi sacerdote da Igreja Anglicana e muito crítico da Igreja Católica.

Mas aos 44 anos, em 1845, ele se converteu ao catolicismo e, pouco depois de entrar na ordem dos oratórios de San Felipe Neri, foi ordenado sacerdote católico, estabeleceu a Congregação do Oratório na Inglaterra, fundou uma Universidade Católica em Dublin e supervisionou um Nova tradução da Bíblia.

amambay570