IPVA 2018: contribuinte pode emitir segunda do boleto via internet

Os contribuintes do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) que não estiverem com o boleto podem emitir uma segunda via pela internet. A facilidade é disponibilizada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). Na página é possível consultar ainda outras informações que vão desde autenticidade dos carnês, até legislação sobre o tributo e base de cálculo.

De acordo com o secretário de Fazenda, Guaraci Fontana, os carnês lançados este ano somam R$ 698 milhões. A frota sul-mato-grossense registra leve aumento e passa de 961.368 veículos em 2017 para 1.006.449 veículos em 2018. Com a crescente demanda, o autoatendimento surge como uma ferramenta que tem por objetivo facilitar e dar agilidade às demandas dos contribuintes sul-mato-grossenses.

Data limite

A data limite para pagamento das guias sem multa é dia 31 de janeiro de 2018. Para os pagamentos realizados em parcela única, na data de vencimento, o contribuinte tem desconto de 15%. Contudo, a Sefaz informa que o IPVA também pode ser parcelado, sem desconto, observando as datas de vencimento em janeiro, fevereiro, março, abril e maio.

O formulário para pagamento do IPVA começou a ser postado no início de dezembro de 2017. Totalmente reformulado, mais claro e moderno, o boleto foi enviado à casa dos proprietários com cerca de dois meses de antecedência para que os contribuintes pudessem se planejar financeiramente.

O formulário é único, independente da opção do contribuinte de pagar à vista ou em até cinco vezes. A intenção do Governo do Estado é simplificar o processo e facilitar o entendimento por parte do proprietário de veículo automotor.

 

Douradosnews