Investe Turismo será lançado em Bonito com recursos garantidos a MS

Campo Grande (MS) – Complementando as ações e recursos já em fase de implementação pelo Governo do Estado, o Ministério do Turismo lançará em Bonito, no dia 3 de julho, o Investe Turismo – programa de estruturação e incentivo ao setor, que incluiu três rotas de Mato Grosso do Sul: Pantanal (Aquidauana, Miranda e Corumbá), Campo Grande (Caminho dos Ipês) e Serra da Bodoquena (Bonito, Jardim e Bodoquena).

Este é o quinto seminário itinerante de um circuito que vai percorrer todo o país para apresentar projetos e ferramentas de desenvolvimento que serão implantados nas 30 rotas turísticas estratégicas selecionadas nesta primeira etapa do programa, que conta com R$ 200 milhões do MTur para todo o Brasil. Os recursos iniciais já alocados para o Estado somam R$ 4,2 milhões, atendendo as estratégias da Fundação de Turismo (Fundtur/MS).

“O programa atende as nossas demandas, que é o fortalecimento do setor organizado dos territórios, a governança e a promoção dos destinos em grandes eventos nacionais e internacionais, linhas de ações que já estamos trabalhando”, destacou o diretor-presidente da Fundação, Bruno Wendling. “O programa focará também estudos de mercado para atrair novas e empresas e negócios, ampliando assim os investimentos privados no turismo.”

Rota Caminho dos Ipês inclui as belezas naturais de Sidrolândia, a 65 km da Capital

Compartilhada

Segundo Wendling, o modelo de parceria público-privada anunciado pelo Mtur dará ao setor de viagens o protagonismo necessário para se consolidar como vetor econômico.  No evento em Bonito, os governos federal e estadual, Sebrae, prefeituras, empresários do setor e líderes de governança turística regional darão início ao trabalho conjunto pela rota estadual incluída no Investe Turismo, com a presença do ministro da pasta, Marcelo Álvaro Antônio.

O programa prevê a gestão dos recursos via Sebrae, com o objetivo de atrair o setor privado. “O que queremos e buscamos é um nível maior de gestão compartilhada, focado em inteligência de mercado, que possa desenvolver nosso potencial plenamente. O mercado internacional já olha para o Brasil com outros olhos. Acredito que com uma economia verdadeiramente liberal, vamos desburocratizar, desregulamentar e dar asas ao crescimento do setor”, explicou o ministro.

O papel do Sebrae, segundo a gestora local Roberta Marca, será o de trabalhar integrado com o Estado e municípios para acelerar o desenvolvimento do turismo com mais capacitação da cadeia produtiva, “pensando em inovação e transformação dos atrativos para potencializá-los comercialmente”. O gerente da unidade de competitividade empresarial do órgão, Rodrigo Maia Pirani, destaca a parceria do Estado para atingir as metas e objetivos do programa.

Governo MS, através da Fundtur, tem investido na divulgação dos destinos em grandes feiras

Pacote de ações

“O Investe Turismo vai acelerar, desenvolver e qualificar as principais rotas turísticas de Mato Grosso do Sul, além da sua promoção dentro e fora do país”, disse ele. “É uma ação muito importante, na medida em que as rotas são servidas, predominantemente, de microempresas, e sabemos que o turismo gera divisas para os pequenos municípios. Com certeza, vamos aumentar a competitividade desses territórios, resultando em produtos de melhor qualidade.”

As rotas turísticas selecionadas pelo Investe Turismo receberão um pacote de ações organizadas em quatro linhas de trabalho: o fortalecimento da governança, por meio de uma agenda estratégica entre setor público e privado; a melhoria dos serviços e atrativos turísticos, com foco especial nas micro e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização, por meio de campanhas, produção de inteligência mercadológica e participação em eventos estratégicos; além da atração de investimentos e apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento.

Texto: Sílvio de Andrade – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)
Fotos: Divulgação