INSS estadual realiza oficina para servidores da SEMAS em Jardim

A gerência executiva da Previdência Social em Campo Grande (MS), em parceria com a Agência da Previdência Social (APS) em Jardim, e as prefeituras de Jardim e Guia Lopes da Laguna, promoveu nos dias 19 e 20 de setembro, a Oficina Seguridade Social, Assistência Social e o benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social – BPC/LOAS, destinada à assistentes sociais que atuam no INSS local, bem como às profissionais da referida área e servidores das Secretarias Municipais de Assistência Social (SEMAS) dos dois municípios.

O evento aconteceu na sala de reuniões do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), e contou com a presença das educadoras e palestrantes, Hirley Ruth Neves Sena, Claudia Regina Teixeira e Dilza Pereira Paes, dos gestores municipais Jakeline Domingues Ayala e Edivaldo Soares Pereira, de Jardim e Guia Lopes da Laguna, respectivamente, além do gerente da unidade INSS em Jardim, Luiz Carlos Braga Lima.

Durante os dois dias de evento, inúmeros temas foram debatidos entre os participantes das SEMAS, CRAS e CREAS de Jardim e Guia Lopes da Laguna. Com uma carga horária de 16 horas, trabalhadores da pasta social tiveram a possibilidade de atualizar seus conhecimentos sobre os procedimentos para a operacionalização do Benefício de Prestação da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/LOAS), tendo em vista a inclusão justa e competente dos usuários ao benefício. 

Também foram promovidas ações que visam o fortalecimento das parcerias entre a APS de Jardim e as SEMAS/CRAS/CREAS, e outros envolvidos, visando à concretização e multiprofissional, observando as competências dos órgãos nas diferentes esferas de governo, a co-responsabilidade na operacionalização e as atribuições destes profissionais; além de contribuir para a formação de multiplicadores das informações previdenciárias e assistenciais.

A gestora da SEMAS de Jardim, Jakeline Ayala destacou a importante parceria do órgão previdenciário com as duas administrações municipais, afirmando que esta oficina veio em um momento oportuno, já que muitos atendidos pelas secretarias tem questionado sobre os temas debatidos, principalmente a Politica de Seguridade Social. A Primeira-Dama ressaltou também que com esse encontro, muitas dúvidas serão solucionadas e o acesso às informações previdenciárias e assistenciais básicas estarão bem mais explicativas aos servidores das SEMAS.

No final do segundo dia, um termo de compromisso de execução de rotina de atendimento foi assinado entre o INSS de Jardim e as secretarias de Assistência Social de Jardim e Guia Lopes da Laguna, além da entrega de certificados aos participantes da oficina.

 
 
 
Fonte: Paulo Abílio