Inscrições de voluntários para Copa de 2014 terminam nesta quarta

Termina nesta quarta-feira o prazo estendido pela Fifa e pelo Comitê Organizador Local (COL) para inscrições de voluntários que desejam trabalhar na Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Ao todo, 15 mil pessoas deverão ser selecionadas para atuar nas 12 cidades-sede do Mundial.

Em apenas 18 dias, a entidade registrou mais de 21 mil adesões vindas de 129 países. Segundo o COL, as funções serão determinadas de acordo com o potencial e as habilidades de cada candidato. Quem já se inscreveu na primeira etapa do programa não precisará preencher novo cadastro.

No Brasil, o Estado com o maior número de candidatos até agora é o Rio de Janeiro, com 3.416, seguido por São Paulo (3.206). Minas Gerais aparece em terceiro (1.629). Goiás lidera entre os Estados que não são sede da competição, com 287.

Entre os inscritos de outros países, a Colômbia segue em primeiro lugar, com 475 candidatos. A Rússia, próxima sede da Copa do Mundo de 2018 aparece com a segunda maior quantidade de inscritos (251). Depois vêm Espanha (225), México (214), Estados Unidos (208) e Argentina (180).

Para participar do Brasil Voluntário, o candidato precisa ter 18 anos completos, residir no País e ter disponibilidade de horário – tanto para o treinamento quanto para a atuação nos jogos, com turnos de seis horas. Os voluntários receberão alimentação, uniforme, auxílio transporte e seguro de responsabilidade civil e contra acidentes pessoais. As inscrições são feitas no Programa de Voluntários.