Índios tomam agência bancária em Iguatemi

Um grupo de indígenas guarani-ñhandeva, segundo as informações, oriundos da Aldeia Porto Lindo, no município de Japorã, tomaram por determinado tempo na manhã dessa segunda-feira, 12 de agosto, a agência do Banco Bradesco, em Iguatemi.

 

Pintados para guerra, armados com armas artesanais tipo “tacapes” e munidos de cartazes, os guaranis se aglomeraram na porta da agência bancária impedindo a entrada e saída de pessoas.

 

A manifestação, segundo os indígenas, era em relação ao recebimento de benefícios, entre eles, aposentadorias.

 

Segundo os indígenas é comum beneficiários chegarem à agência bancária para sacar o beneficio e o banco informar que tal valor já foi sacado por outra pessoa.

 

Informações levantadas pela reportagem do A Gazetanews que também chegaram ao conhecimento da Polícia Militar local dão conta que parte dos indígenas compram fiado em estabelecimentos comerciais da cidade e, para garantir o pagamento, os comerciantes acabam retendo o cartão do índio.

 

De posse do cartão e inclusive da senha do “cliente”, o comerciante acaba efetuando saques para cobrir o suposto débito, prática comum utilizada pela maior parte dos estabelecimentos comerciais que atendem indígenas no Cone Sul do Estado, em Mato Grosso do Sul.

 

Segundo a Polícia Militar de Iguatemi, que acompanhou a manifestação, os indígenas também se deslocaram até a agência dos Correios do município, posteriormente teriam passado por órgão públicos e no início da tarde dessa segunda deixaram a cidade, voltando para a aldeia

 

De acordo com a PM, durante a manifestação não houve informação de maiores problemas ou danos a patrimônios provocados pelos guarani-ñhandeva.