Indígenas montam 30 barracos em nova área particular na região da Perimetral Norte

 

 

 

 

 

 

Uma área particular às margens da Perimetral Norte foi invadida por índios em Dourados no sábado (05). A propriedade fica nas imediações da rotatória da rodovia com o prolongamento da avenida Presidente Vargas.

De acordo com o comandante da PM (Polícia Militar), tenente coronel Carlos Silva, são pelo menos 30 barracos instalados no local. “Nós não sabemos a quantidade de índios, pois não houve negociação”, explicou.

Ele lembra que como se trata de uma propriedade particular, o órgão só atua através de decisão judicial. “Se tratar de um caso de conflito de terras, é de responsabilidade da Polícia Federal e nós atuamos em apoio à PF. Mas, quem decide isso é a justiça”, afirma.

O comandante da GM (Guarda Municipal), João Vicente Chencareck, também passou pelo local. Ele lembra que como se trata de uma área particular, a GM, assim como os demais órgão de segurança, só atuam mediante decisão da justiça.

“Como não é área pública, mas particular, cabe ao proprietário entrar com o pedido de reintegração de posse na justiça, que pode acionar tanto a Polícia Militar quanto a Guarda Municipal, por exemplo, para agir”, afirmou.

Segundo ele, aparentemente, a “nova” ocupação é pelo mesmo grupo de indígenas que havia invadido propriedade particular em fevereiro, também às margens da Perimetral Norte, porém na região noroeste, imediações do bairro Monte Carlo. Na época, eles chegaram a montar, pelo menos, 15 barracos no local, que teria como destino um futuro loteamento, relembre aqui.

 

www.douradosnews.com.br