Indígenas invadem fazenda Cambará e expulsam funcionários em Iguatemi

Um grupo de indígenas invadiu, na noite desta segunda-feira (5), a fazenda Cambará em Iguatemi. De acordo com o registro policial, os índios chegaram à fazenda por volta das 16h e expulsaram os funcionários da propriedade rural.

Segundo a proprietária da fazenda, Edi Dolores Bortolotto Bonamigo, de 62 anos, os índios entraram na fazenda e ameaçaram os funcionários, dizendo que caso permanecessem no local, seriam retirados à força pelo grupo.

A produtora rural, que reside em Amambai, atua no ramo de pecuária e há dois anos vem acumulando prejuízos com a questão indígena, desde que um grupo invadiu a própria Fazenda Cambará e permanece ocupando parte da propriedade. Edi procurou a Delegacia de Polícia Civil de Amambai no início na noite dessa segunda-feira (5), e registrou a invasão.

Antes do registro, a produtora rural procurou policiais federais e a membros da Força Nacional de Segurança, mas, segundo ela, as duas forças, que na região, por determinação do Governo Federal, tem a incumbência de proteger autores de crimes de invasão de terras privadas, teriam relatado, em primeiro momento, que somente nesta terça-feira (6) poderiam adotar alguma iniciativa em relação à questão.

Segundo informações, o posicionamento foi revisto e ainda na noite de ontem, uma equipe da Polícia Federal acabou se deslocando até a propriedade. Segundo a comissão de assuntos fundiários Federação da Agrucultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), ao visitar a propriedade, a Polícia Federal teria constatado que os indígenas já haviam deixado a sede da fazenda. 

Segundo a dona da fazenda, a preocupação era em relação aos estragos que os invasores poderiam ter provocar na sede da propriedade.

A fazenda tem parte reinvindicada pelos Guarani-Kawoá sob alegação de se tratar de terra tradicional indígena. (Com informações Conesul News)