Incra cria em Sidrolândia mais uma ''favela'' rural no Estado

Depois de quatro anos sem desapropriações, o Assentamento Nazareth, no município de Sidrolândia, inaugurado no fim do ano passado com toda pompa pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), poucos meses depois, tornou-se a mais nova favela criada pelo órgão federal na zona rural de Mato Grosso do Sul. Entregue sem qualquer infraestrutura básica, como água, energia elétrica e estradas, o local gera reclamações de quem mora nele. Dos 178 assentamentos de Mato Grosso do Sul, pelo menos outros nove enfrentam problemas, como os constatados no mais novo projeto do Incra, no Estado. 

As 171 famílias que ocupam os 2.600 hectares do Assentamento Nazareth, estão sofrendo com a falta de estrutura para morar no local. Os moradores reclamam que falta água, energia e estradas. O assentamento foi demarcado em novembro do ano passado e deveria ser modelo para todo o País.

Sem qualquer apoio do poder público, as estradas que cortam os lotes foram feitas pelos próprios assentados, com o apoio de assentamentos vizinhos que cederam as máquinas. Os serviços foram pagos por meio de rateio entre os moradores. 

A reportagem, de Gildo Tavares, está na edição de jornal Correio do Estado.