Inclusão social é prioridade máxima em Porto Murtinho

Toninho Ruiz

 

 

A IX Conferência Municipal de Assistência Social em Porto Murtinho, realizada na quinta-feira, 8, na sala “Oswaldo Augusto de Mattos, no Cine-Teatro Ney Machado Mesquita, deixou ratificado o comprometimento da administração pública com todos os itens de promoção humana e valorização dos direitos da comunidade. Para a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Myrian Conceição Silvestre dos Santos, o poder público deve atuar como um corpo único em que todos os seus membros, cada um com uma função, se mantenham articulados e movidos por um único objetivo: o da justiça social. A Conferência é um espaço de caráter deliberativo em que são debatidas e avaliadas as políticas de assistência social.

“A inclusão é a grande busca, é o grande desafio desta causa, em todos os aspectos: social, econômico, cultural, educacional, esportivo, laboral, enfim, em todas as diferentes áreas à disposição das vontades e direitos da pessoa”, frisou Myriam. Ela abriu o evento que recebeu o tema “Gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Este é o mecanismo institucional que organiza os serviços socioassistenciais pela gestão participativa na articulação dos esforços e recursos dos três níveis de governo (municipal, estadual e federal). É dessa forma que se executa e financia a Política Nacional de Assistência Social (PNAS).

Myriam explicou que a Conferência Municipal tem por objetivo analisar, propor e deliberar, com base na realidade local, as diretrizes para gestão e financiamento do Suas, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado, e eleger delegados para a Conferência Estadual. Na cerimônia de abertura, exibiram-se os integrantes de dois projetos sociais murtinhenses, o Coral das Meninas Cantoras e a Orquestra de Violões. “Estas são algumas das opções consistentes que temos para fazer a inclusão. Estamos ampliando o arco de ações e projetos, é preciso potencializar a capacidade do poder público para abrir novas oportunidades à população, com ênfase nos segmentos mais necessitados: as crianças, os jovens, adolescentes, as famílias em situação de risco, por exemplo”, disse Myriam.

MAIOR EMPENHO – A secretária observou que Porto Murtinho é uma das cidades mais carentes do Estado e que por isso esta administração redobra o empenho em busca de cidadania para quem precisa. “Nossa secretaria tem uma equipe dedicada e capaz, que trabalha muito para desenvolver projetos e várias intervenções como abrigar famílias abaixo da linha de pobreza”, acentuou. “Desde que o PT assumiu o governo federal tem sido constante o combate à fome e à miséria. E as cidades são os pilares para o sucesso das políticas públicas de assistência social”, completou.

Com representantes de instituições públicas e da sociedade civil, a Conferência reuniu várias autoridades, entre elas o prefeito Heitor Miranda dos Santos; a presidenta do Conselho Municipal de Assistência Social, Eliane Maciel de Oliveira; a técnica da Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social, Iracema de Fátima Nais Inoue; o vereador Fábio dos Santos; e o secretário municipal de Governo, André Luiz Matos. Um momento de forte emoção foi marcado pela homenagem prestada por Heitor Miranda ao médico e cidadão fronteiriço Felipe de Jesus Segovia, que havia falecido naquele dia em Campo Grande. Pessoa das mais queridas na região, dedicou sua vida a servir, como cidadão e médico, os brasileiros e paraguaios da fronteira.

O vereador Fabinho Santos salientou o compromisso programático do Partido dos Trabalhadores e do governo petista com a justiça social, o combate à fome e a erradicação da miséria. “Nossos governos, primeiro com Lula e agora com Dilma, têm sido competentes para amenizar a pobreza e a fome, com políticas que servem de modelo para outras nações”, comparou. “O que fazemos em Porto Murtinho é acompanhar esse projeto, porque temos compromisso, temos comprometimento com as faixas mais carentes da sociedade. Esta é a opção clara que o PT fazem seu programa e em sua história”, enfatizou.