Imagens de Kim Jong-un mais magro intrigam analistas

A saúde do líder norte-coreano Kim Jong-un há muito tempo é alvo de especulações e curiosidade na vizinha Coreia do Sul, que tem de conviver com seu ameaçador exército de 1,2 milhão de soldados e seu crescente arsenal de mísseis e armas nucleares.

Ele ganhou ainda mais peso? Ele está lutando para respirar depois de caminhadas relativamente curtas? E aquela bengala? Por que ele perdeu aquela importante agenda de Estado?

 

Agora, o ditador de 37 anos é tema de novas especulações sobre sua saúde. Desta vez, porque ele está visivelmente mais magro.

A saúde de Kim é importante para Seul, Washington, Tóquio e outros governos do mundo porque ele não definiu publicamente um sucessor que controlaria o programa nuclear norte-coreano caso fique incapacitado.

A Coreia do Norte, que não tem um mínimo de transparência sobre o funcionamento interno de sua liderança, ao longo do ano passado se fechou ainda mais para se proteger contra a pandemia do coronavírus.

Em imagens recentes da mídia estatal, incluindo as publicadas na quarta-feira, Kim parece ter perdido muito peso.

 

A pulseira de seu relógio sofisticado está mais apertada e seu rosto mais fino. Alguns observadores dizem que Kim — que tem cerca de 1,70 metro de altura e pesaria anteriormente 140 kg — pode ter perdido cerca de 10 a 20 kg.

A aparente perda de peso de Kim é mais provavelmente uma tentativa de melhorar sua saúde, em vez de um sinal de doença, de acordo com Hong Min, analista sênior do Instituto Coreano de Unificação Nacional de Seul.

Em foto distribuída pela agência oficial norte-coreana, Kim Jong-un fala na reunião do Partido dos Trabalhadores em Pyongyang, em 15 de junho — Foto: KCNA via AP

Em foto distribuída pela agência oficial norte-coreana, Kim Jong-un fala na reunião do Partido dos Trabalhadores em Pyongyang, em 15 de junho — Foto: KCNA via AP

“Se ele estivesse passando por problemas de saúde, não teria saído em público para convocar a reunião plenária do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores”, uma grande conferência política esta semana que deve durar de dois a três dias, disse Hong.

 

Kim é conhecido por beber e fumar muito, e vem de uma família com histórico de problemas cardíacos. Seu pai e seu avô, que governaram a Coreia do Norte antes dele, morreram de problemas do coração. Especialistas apontam que seu sobrepeso pode aumentar a possibilidade de doenças cardiovasculares.

O Ministério da Unificação da Coréia do Sul disse à agência AP que não tem informações para compartilhar sobre a saúde de Kim. Seu visual mais magro tem sido o foco de grande interesse na Coreia do Sul, com a mídia publicando fotos de suas aparições anteriores e atuais.

Seo Yu-Seok, do Instituto de Estudos da Coreia do Norte, com sede em Seul, disse que a recente criação do cargo de primeiro-secretário do Partido dos Trabalhadores, o segundo mais importante do país, pode estar relacionada a possíveis problemas de saúde de Kim. Ele acredita que o ditador pode ter permitido o estabelecimento do posto a pedido de altos funcionários, mas ainda não nomeou ninguém para o cargo porque isso poderia diminuir seu controle sobre o poder.

Por Associated Press