ICMS menor: Felipe Orro acompanha transportadores em reunião na Governadoria

O deputado estadual Felipe Orro (PDT) liderou uma comissão formada por sindicalistas e transportadores, em reunião na manhã desta quarta-feira (4), na Governadoria. Eles foram recebidos pelos secretários de Governo, Eduardo Riedel, e da Casa Civil, Sérgio de Paula. A reunião foi consequência do manifesto realizado ontem que envolveu centenas de caminhoneiros e interrompeu o fluxo pesado nas rodovias federais que cortam a Capital.
 
A principal reivindicação dos transportadores é a redução da alíquota do diesel, de 17% para 12%. Mas também querem estender a todos os caminhoneiros o benefício da redução do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor), que hoje contempla apenas frotas com mais de 30 veículos, segundo afirmou Carlos Lima, diretor jurídico da Cootrapan (Cooperativa dos Transportadores do Estado do Pantanal).
 
A cooperativa, que representa proprietários sul-mato-grossenses de 500 caminhões, além de empresários do setor de transporte do Estado.
 
Os transportadores também querem ajuda do governo nas negociações com bancos. Alegam que muitos proprietários não estão conseguindo quitar as parcelas de financiamento dos caminhões devido ao baixo faturamento com fretes, agravado com a alta do combustível. 
 
O deputado Felipe Orro se colocou à disposição para buscar um acordo que atenda aos transportadores e seja viável ao governo. Eduardo Riedel pediu paciência, disse que as reivindicações são “justas e perfeitamente viáveis de serem negociadas”, mas quer primeiro estudar a questão a fundo antes de apresentar uma proposta. 
 
A mobilização da categoria continua; Felipe Orro se dispôs a convocar uma audiência pública para discutir a questão. Participaram da reunião representante do Sindicam (Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos) de Mato Grosso do Sul, da Associação dos Caminhoneiros de Maracaju, da Cooperativa e Grupo São Gabriel d’ Oeste e empresas Santa Edwirges Transportes, Nativa Transportes e O Cupim.