Iagro começa vacinação contra aftosa em área de conflito indígena na próxima quinta

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) começa na próxima quinta-feira (27) a vacinação contra febre aftosa do rebanho bovino da região dos municípios de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti. A ação foi definida na noite de ontem (24), na aldeia Buriti em Sidrolândia e teve a presença do procurador da República em Mato Grosso do Sul, Emerson Kalif; da diretora-presidente da Iagro, Maria Cristina Carrijo; de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai); das aldeias e da Força Nacional.

          De acordo com a diretora-presidente da Iagro, a vacinação começará logo pela manhã do dia 27, nas aldeias Córrego do Meio e Lagoinha, de Sidrolândia. “Cada equipe da Agência será acompanhada por dois policiais da Força Nacional”, frisou. No dia 28, a vacinação acontece em Dois Irmãos do Buriti, começando pelas aldeias Recanto e Barreirinha.

 

Não há estimativas de quantas cabeças serão vacinadas e nem do prazo para o término de toda a vacinação. “Só teremos a confirmação de números durante as ações, pois o processo de imunização depende muito de fatores externos”, explicou Maria Cristina.

 

         Ainda segundo a titular da Iagro, a intenção é vacinar o gado remanescente dos produtores e dos índios, ou seja, 100% do rebanho. “Pois o nosso dever é assegurar a sanidade de Mato Grosso do Sul e queremos fazer isso o mais rápido possível”, finalizou.