Hospital Regional de Ponta Porã forma nova equipe de brigada de incêndio

Vinte colaboradores se tornaram brigadistas de combate ao incêndio

Colaboradores do Hospital Regional Dr. José Simone Netto (Hospital Regional de Ponta Porã) participaram da capacitação para formar nova equipe de brigada de incêndio. O treinamento foi ministrado pelo sargento do 4º Grupamento do Corpo de bombeiros de Ponta Porã (4° GBM), Josélio Lima, e teve o objetivo de formar brigadistas para o combate a princípios de incêndio, técnicas de evacuação do prédio em caso de sinistros e noções básicas de atendimento pré-hospitalar. O curso, que segue as normas da NT 17, que regulamenta as brigadas de combate ao incêndio em unidades de saúde, teve duração de oito horas e formou vinte colaboradores brigadistas.

O técnico em segurança do trabalho do HR, Robert Elias Rodrigues Hausf, explicou a importância desse tipo de formação na unidade hospitalar. “Nós seguimos a norma técnica do corpo de bombeiros que regulamenta que toda instituição de saúde tenha uma equipe de brigadistas. Essa equipe é renovada anualmente, e hoje, além de aula teórica, eles também tiveram provas para a conclusão do curso. Atualmente, nossa equipe tem vinte brigadistas que estão treinados para que caso ocorra um sinistro, eles consigam conduzir uma evacuação e combater um princípio de incêndio”, explicou.

Durante o curso, foram apresentados temas como classes de incêndio, as diferenças entre os vários tipos de extintores e a forma adequada de manusear cada um deles em princípios de incêndios. Conservação dos extintores, técnicas de evacuação do prédio e salvamento também foram abordados na palestra, além de treinamento prático de combate ao incêndio, funcionamento, uso de hidrantes e atendimento a primeiros socorros.

O Sargento do 4° GBM, Josélio Lima, explicou que o hospital receberá um certificado de autenticação de brigada de incêndio. “Estamos aqui hoje colocando em prática a norma da NT17, tivemos aqui o curso de oito horas para a formação de brigada, conforme preconiza a legislação. Eles foram orientados sobre técnicas de combate de incêndio, primeiros socorros num incêndio e abandono de área. Após o término, eles tiveram a prova teórica e prática, e também receberam um certificado. O Hospital Regional de Ponta Porã receberá a autenticação de uma brigada de incêndio, certificando que a unidade está preparada para auxiliar os bombeiros em caso de sinistros na unidade”, explicou.

“Esse treinamento foi bem completo, aprendemos várias técnicas e práticas para auxiliar os bombeiros em caso de um sinistro, o que é importante, pois temos um grande volume de pacientes e colaboradores na unidade. Temos que estar preparados para auxiliar todos caso houver algum princípio de incêndio”, finalizou o condutor de maca, Laercio Pinazo.

Divulgação (AD)