Hospital de Cirurgias eletivas em Dourados será reativado em 60 dias

Fechado para reforma desde o final do ano passado, o Hospital Regional de Cirurgias Eletivas de Dourados será reativado em 60 dias. A garantia foi dada pelo governador Reinaldo Azambuja ao vereador Marçal Filho (PSDB). Com a reabertura serão realizadas por mês entre 200 a 300 cirurgias eletivas – procedimentos que não exigem urgência.

Durante encontro com o governador em Campo Grande, Marçal falou sobre os problemas enfrentados pela saúde pública em Dourados e pediu apoio para melhorar os serviços à população. O Hospital de Cirurgias, que funciona no antigo Hospital São Luiz, localizado na rua Coronel Ponciano, cruzamento com a Weimar Torres, conta com 40 leitos e quatro unidades de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).

Reinaldo afirmou a Marçal que a unidade manterá a proposta inicial, de ser um polo de apoio para os municípios enquanto não estiver concluído o Hospital Regional de Dourados. Por não ser cirurgias de urgência, muitos pacientes aguardam há anos na fila de espera por diferentes procedimentos. O governador informou que o Governo do Estado não medirá esforços em levar a saúde ao município, para atender Dourados e toda região.

O Hospital Regional paralisou as atividades depois de apresentar problemas estruturais no teto como infiltrações. No entanto, a forma como a gestão da unidade vinha sendo conduzida – Hospital Evangélico que administrava o local – não estava a contento, tanto do governador que chegou a fazer críticas em público como do Ministério Público Estadual (MPE), ao constatar durante visita ociosidade das estruturas.

Além de receber a garantia sobre a volta de cirurgia eletiva, Marçal, que vem falando há muito tempo sobre a situação precária das rodovias estaduais, como na região da Vila Formosa, Macaúba, Douradina e Panambi, questionou Reinaldo sobre quando os reparos serão realizados.

O governador garantiu que em breve será feito um trabalho de recapeamento. E afirmou também que será realizado recapeamento nas principais avenidas de Dourados – Marcelino Pires, Weimar Gonçalves Torres, Joaquim Teixeira Alves e finalização da Hayel Bon Faker, com obras iniciadas no começo do ano.

 

Douradosagora