Horas antes de morrer, defesa de Sebastião pediu recurso em acusação de tráfico de drogas pelo PCC

Nesta sexta-feira (16), horas antes de ser morto ao chegar na Casa do Albergado, onde cumpria pena em regime semiaberto, a defesa de Sebastião dos  Nascimento, de 32 anos, pediu recurso em um processo que ele é acusado de integrar a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) e de tráfico de drogas.

Sebastião foi denunciado pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) por integrar facção criminosa e associação para o tráfico, junto a 87 líderes identificados que atuariam dentro de presídios do Estado. Segundo a denúncia, os oito acusados nesse processo – que foi desmembrado – teriam cometido tráfico de drogas para a organização criminosa entre os meses de janeiro e setembro de 2018.

A defesa chegou a pedir pela absolvição dos três por falta de provas e condenação apenas no crime de integrar a facção. Em primeira instância, o juiz absolveu Sebastião por ausência de comprovação de que ele realmente tenha cometido o crime. Entretanto, ele ainda seria julgado pelo crime de associação para o tráfico.

Denunciado pelo Gaeco

Sebastião e outras oito pessoas foram denunciados pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) após investigações de que lideranças da organização criminosa PCC, do interior de estabelecimentos prisionais, estariam coordenando atividades ilícitas da facção. Na época, Sebastião estava preso no Instituto Penal de Campo Grande. Durante as investigações foram apreendidas armas de fogo, veículos roubados e utilizados para transporte de droga, além de maconha e cocaína.

Sebastião foi identificado pelo Gaeco através de uma foto utilizada no seu WhatsApp, pois ele teria utilizado o número para questionar outro denunciado no mesmo processo sobre um veículo roubado que este guardava em sua casa, perguntando a ele “vai ficar deitado em cima do flagrante? (sic)”. Além disso, teria mencionado que passaria o dia em sua “lojinha” – termo utilizado por membros do PCC para se referir a um ponto de venda de drogas e onde os membros da facção pegam o entorpecente para distribuição.  

Autores estavam em Gol vermelho

Sebastião estava no banco do motorista, foi atingido pelos tiros e morreu no local. Ouro homem, de 24 anos, sentado ao lado, no banco do passageiro, também foi baleado e levado à Santa Casa.

No vídeo, mostra que o carro de Sebastião estava estacionado à direita na Rua Américo Marquês em frente ao presídio de regime semiaberto. O autor do crime chega em um VW Gol vermelho, para o  ao lado e efetua os tiros. A polícia apura a autoria do crime.

Conforme apurado, Sebastião e a outra vítima eram detentos e estavam em progressão de regime de pena. Ambos chegavam para dormir na Casa do Albergado, já que, no regime semiaberto, o preso trabalha durante o dia e dorme no local.

Midiamax