Homem denuncia que moto apreendida é usada por funcionários do Detran/MS




Mariana Anunciação

 

 

 

O caminhoneiro Cleiton Rodrigues da Costa, de 27 anos, denunciou que sua motocicleta, CG Fan 125, placa HSV-8247, que está apreendida no Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito) desde o dia 07 de janeiro de 2011, está sendo utilizada pelos próprios funcionários do órgão.

 

Ele explicou que sua motocicleta teria sido apreendida porque estava com a documentação atrasada e a Carteira Nacional de Habilitação do condutor, que seria seu irmão, também estava vencida. “Na época, eu não me preocupei porque tinha outro veículo e o meu irmão estava dando um jeito de retirar a moto de lá”, disse.

 

Cleiton contou que a primeira multa chegou a sua residência no mês de abril deste ano, e foi com classificação grave, no valor de R$ 125,00 por excesso de velocidade, em frente ao Terminal Guaicurus, na Capital.

 

Pela imagem, ele pôde perceber que dois homens estavam em sua motocicleta. Já a outra multa teria sido no mês passado, pelo mesmo motivo e quem estaria pilotando seria uma mulher.

 

“Eu fui ao Detran e a própria atendente do local falou para eu denunciar, porque os funcionários deveriam estar usando a minha moto. O pior é que os pontos vão passar para minha carteira”, contou revoltado. A primeira multa ele já recorreu, mas até o momento, não teve resposta.

 

Cleiton explicou que ainda neste ano, pretende quitar o financiamento da motocicleta para limpar o seu nome. Mas, segundo ele, não compensa mais retirá-la do pátio do Detran, porque fica em torno de R$ 4 mil, em razão dos documentos atrasados e da multa diária.

 

Revoltado com a situação, ele garante que irá entrar na justiça para garantir seus direitos. “Já tentei negociar, agora vou entrar com ação por danos morais porque estão falando que eu estou fazendo multa. Mas como que pode, se a moto está presa. Na hora de exigir eles são irredutíveis, mas e os nossos direitos ficam aonde?”, desabafou.

 

Solução

 

De acordo com a delegada plantonista da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Piratininga, Gabriela Stainle, em situações como esta, a melhor atitude a tomar é tentar negociar com o órgão competente. Mas se continuar se sentindo lesado, a delegada recomenda que, com posse dos documentos específicos, deve-se registrar um boletim de ocorrência relatando os fatos.

 

Assessoria de comunicação do Detran/MS informou que o local onde a motocicleta está tem cerca elétrica e que ela não teria saído de lá em momento algum.

 

“Pela imagem da foto não é possível identificar com exatidão a placa da motocicleta. Acreditamos que seja um erro de validação da infração aplicada pela lombada eletrônica da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito)”.

 

A Assessoria recomenda ainda, que ele leve o documento atestando que a motocicleta está apreendida para invalidar a infração.