Homem cai no golpe Pix e tem prejuízo de quase dois mil reais em Guia Lopes da Laguna

Um homem de 60 anos, caiu no golpe do Pix na manhã desta terça-feira (4), no bairro Santa Terezinha em Guia Lopes da Laguna.

De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima relatou à polícia que, por volta de 11 horas da manhã de hoje, recebeu uma mensagem via celular com a foto do filho, que mora na cidade de Maracaju. Na mensagem dizia que ele o “filho” tinha que pagar um boleto no valor de R$ 1.989,00 ( Mil novecentos e oitenta e nove reais), porém precisa de um Pix no valor da cobrança, sem perceber que se tratava de um golpe o idoso imediatamente enviou o valor, em seguida ligou no número mas ninguém atendeu, a partir daí desconfiou ter caído em um golpe.

A vítima então entrou em contato com a esposa do filho, e perguntou se ele havia recebido o valor solicitado na mensagem, com a negativa do homem o idoso teve a certeza de se tratar de um golpe.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Guia Lopes da Laguna, para as medidas cabíveis.

Estelionato

Em Mato Grosso do Sul os crimes de estelionato, que englobam todos os tipos de fraudes, incluindo aquelas cometidas pela internet, cresceram expressivamente nos últimos anos. Em 2022 foram 13.293 casos registrados, em comparação com o ano de 2021 que foram 11.601. Já em 2023 são 2.959 casos registrados de janeiro até agora.

Veja algumas orientações sobre como se proteger deste crime:

Nunca clique em links recebidos por e-mail, whatsApp, redes sociais ou SMS para cadastro da chave do Pix.

Não compartilhe o código de verificação recebido quando você realiza o cadastro da chave Pix;

Não faça qualquer tipo de cadastro no Pix a partir de ligações telefônicas ou contatos pelo Whatsapp

Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;

Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;

Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa, pois o contato da pessoa pode ter sido falsificado ou clonado.

Fonte: Jardim MS NEWS