Hoje é o Dia do trabalho… –

.. aos que os têm, nossos parabéns. E aos que ainda correm atrás incessantemente de um, vão aqui meus desejos de boa sorte! Se bem que a busca por um emprego atualmente não deixa de ser um grande ato de peregrinação e, é claro, muito trabalho.

E o trabalho que comemoramos hoje é o mesmo trabalho que gera sustento, que gera prazer, dignidade, cidadania; que gera alegria, satisfação, mas também muitas vezes é o trabalho que acaba causando graves e irreversíveis riscos a saúde do trabalhador; um trabalho que não raramente machuca, mutila e transforma trabalhadores em vítimas fatais. Trabalho que muitas e muitas vezes não tem o mínimo reconhecimento por parte de empregadores, mas quase sempre o trabalhador o valoriza como parte essencial para sua existência.

O trabalhador precisa ter ressaltado e valorizado, tanto por parte dos empregadores como do Poder Público, muito mais do que seus deveres, mas precisa que lhe valorize e lhe proporcione o cumprimento dos seus direitos. Que esses direitos sejam realmente respeitados!!

O trabalhador que sustenta dignamente sua família, que cumpre seus compromissos, que paga seus impostos, é o mesmo que também ajuda a bancar os poderes públicos constituídos, e não pode mais ser deixado de lado, tratado com indiferença, com descaso. O trabalhador precisa e tem direito constitucional de ter atendimento médico, de ter educação de qualidade, de ter segurança e liberdade, por exemplo.

É preciso fazer com que no futuro, o trabalhador possa comemorar e usufruir muito mais dos seus direitos, que seja mais respeitado, que tenha melhores condições de trabalho, que aconteça o fim dos abusos. Que o trabalhador seja valorizado como ser humano, e que possa ter uma remuneração justa para que possa viver com mais dignidade. Mas hoje nós precisamos comemorar o bom trabalho, o trabalho honesto, o trabalho da paz, do bem e da dignidade humana. Salve o trabalho e os meus parabéns a você trabalhador!!