Hepatite Zero: Rotary e Secretaria de Saúde realizam campanha com testes gratuitos em Bela Vista

fronteiranews

Rotary Club de Bela Vista em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde esta levando adiante uma ação nesta sexta-feira dia 26 e na segunda-feira, dia 29 de Julho, Campanha “SEMANA HEPATITE ZERO 2019”, conscientizando a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento dos hepatites virais, realizando ainda os testes rápidos.

O exame é realizado de forma simples e o diagnóstico sai rapidamente. É feito apenas um pequeno furo no dedo para coleta de uma gota de sangue, e o resultado fica pronto em 15 minutos.

A SEMANA HEPATITE ZERO 2019 é um projeto global de Rotary International através do RAG (Grupo de Ação Rotário) Para a Erradicação das Hepatites em parceria com a OMS – Organização Mundial de Saúde, de iniciativa de um brasileiro, Humberto Silva – sobrevivente do vírus, que venceu a doença após carregá-la por 38 anos, sem nunca desconfiar.

A transmissão da doença ocorre por transfusão de sangue, sexo sem preservativo, compartilhamento de material para uso de drogas, uso compartilhado de lâminas de barbear e depilação, escovas de dente, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam, como materiais para tatuagem e colocação de piercings. Entre os sintomas estão cansaço, tontura, enjoo ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Os testes serão realizados durante toda essa semana. Não deixe para depois. Hepatites mata!

Independentemente da campanha, a população pode contar o ano todo com atendimento especializado nos Postos de saude do município onde são realizados os testes para sífilis, HIV e hepatite B e C.