Gripe Influenza A já tem dois tipos com 22 casos confirmados em MS

Fonte: Lúcio Borges
Aparentemente se tem o controle e até a divulgação pública está ‘meio esquecida’, mas a SES (Secretaria de Saúde de MS) confirma que os casos com suspeitas da gripe influenza A, subiram 18,3% no Estado, nos últimos dias, com confirmação de 22 pessoas que já foram atingidas pelo vírus. Outro fato ‘perigoso’ é que hoje, em solo sul-mato-grossense, este número já se divide em dois tipos grave da doença. Há metade com o tipo H1N1 e a outra parte com a H3N2. Os casos, tanto suspeitos, como confirmados, estão 45% se concentrando em Campo Grande.
 
O governo do Estado confirmou que no total, 219 pessoas estão com suspeitas de terem sido infectadas com a influenza A. Nos últimos e apenas oito dias, os casos aumentaram os 18,3%, sendo confirmados com o tipo H1N1, envolvendo 11 pessoas no Estado e com as outras 11, com o tipo H3N2. Os números são de acordo com o último Boletim Epidemiológico da SES, até a última sexta-feira, 28 de junho.
 
O boletim aponta que do total de suspeitos só em Campo Grande são 108 casos suspeitos, sendo 10 confirmados. Na Capital são quatro confirmados para H1N1 e outros seis confirmados da H3N2.
 
Outros 12 casos foram confirmados no interior, sendo de H1N1, em Três Lagoas, com um caso; quatro em Sonora, um em Aquidauana e um em Aparecida do Taboado. De H3N2, um foi confirmado em Maracaju e quatro em Sidrolândia. Sidrolândia também aparece como a segunda colocada em número de casos suspeitos, que já totalizam 23.
 
Óbitos
 
Ao menos duas mortes devido à Influenza já foram registrados em Campo Grande. Outras duas ou três pessoas podem ter ido a óbito, mas não são confirmadas pela Secretaria, pois não chegou ao teste final. Mas segundo analise médico-hospitalar do atendimento aos pacientes, apontam para a doença.
 
Ainda há cinco casos em investigação na Capital e um em Nova Andradina. Os laudos necroscópicos demoram até 60 dias para serem divulgados.