Gripe A não matou militar Johny Cecílio de 18 anos em Anastácio, aponta exame

Exame do Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), divulgado nesta terça-feira (8), apontou que o militar Johny Cecílio Ramires dos Santos, 18 anos, não morreu de Gripe A. A possibilidade era investigada pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), que já confirmou três mortes pela doença, em Corumbá.
 
De acordo com a assessoria de imprensa da pasta, a causa da morte do militar, lotado em Aquidauana, ainda é um mistério. Outra suspeita é a hipótese de o óbito ser decorrente de meningite. Johny seria vítima de uma doença crônica, que poderia ter facilitado o agravamento dos sintomas e resultado na morte do jovem.
 
Ele foi a óbito na madrugada do dia 29 de março, após passar mal por duas vezes. Primeiro, os sintomas apareceram enquanto estava no quartel, na noite do dia 28. Na ocasião, foi diagnosticado quadro de virose, ele foi medicado e liberado.
 
No outro dia, Johny foi à unidade de saúde de Anastácio. Lá, foi diagnosticado com síndrome infecciosa decorrente de infecção viral. Mais uma vez, o jovem foi medicado, ficou em observação e foi liberado depois que apresentou melhoras.
 
Na madrugada, por volta das 2h, o rapaz passou mal novamente e morreu quando estava sendo levado para o Hospital Regional de Aquidauana.
 
Mortes confirmadas – Três mortes foram confirmadas por Gripe A, em Corumbá. A primeira foi de uma mulher no dia 30 de janeiro. Nove dias depois a mãe dela, de 61 anos, também morreu em decorrência da doença, no dia 8 de fevereiro.
 
O terceiro óbito ocorreu no dia 24 de fevereiro, a vítima também era uma mulher. Os dois últimos óbitos foram confirmados pelo laboratório Adolfo Lutz, em São Paulo.
Campo Grande News