Gripe A deixa 102 servidores doentes

Mesmo sendo referência no tratamento de pacientes com gripe H1N1, o Hospital Universitário acabou sendo a vítima desta mesma doença. De abril até agora, 102 profissionais da unidade hospitalar tiveram algum sintoma de gripe. Desses, 52 foram afastados, sendo cinco apenas nesta semana. Estes continuam longe das atividades do hospital. Dentro desses números, apareceram seis casos confirmados como sendo de gripe A.

O HU afirmou que 47 profissionais que haviam sido afastados já retornaram ao trabalho, inclusive os seis cujos exames confirmaram se tratar de H1N1. O hospital informou que, dos casos confirmados, nenhum apresentou complicação do quadro clínico e que os afastamentos ocorrem para evitar a contaminação de pacientes.

A quantidade de funcionários que tiveram sintomas de gripe representa quase 10% de todos os 1.050 que foram vacinados contra a H1N1 no mês de abril deste ano, quando aconteceu a campanha nacional de prevenção à doença. Todo o hospital conta com cerca de 1,2 mil profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos, administrativos e terceirizados. O auge das suspeitas e afastamentos de funcionários ocorreu há de duas semanas.