Grêmio se vinga e iguala feito que, entre brasileiros, apenas Santos de Pelé obteve

O Grêmio faturou na noite desta quinta-feira seu terceiro título da Copa Libertadores ao derrotar o Lanús por 2 a 1, na casa do rival argentino, na Grande Buenos Aires. De quebra, conseguiu um feito que, entre os clubes brasileiros, apenas o Santos de Pelé ostentava.

O time santista era até hoje o único a ter obtido um título do principal torneio sul-americano na Argentina. Foi em 1963 quando enfrentou o Boca Juniors. Venceu o primeiro jogo por 3 a 2, no Maracanã, no Rio de Janeiro, e  triunfou por 2 a 1, na Bombonera, em Buenos Aires.

O time do Santos tinha um dos quintetos mais famosos do futebol mundial: Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Além disso, muitos jogadores estavam na seleção brasileira que havia conquistado no ano anterior o bicampeonato da Copa do Mundo, no Chile.

Em 1974, o São Paulo teve a chance de ser campeão em território hermano. Após vencer o Independiente por 2 a 1, em São Paulo, enfrentou o rival em Avellanada. Um empate bastaria. Mas perdeu por 2 a 0 e, por força de regulamento, teve de fazer um jogo extra. Acabou derrotado em Santiago, no Chile, por 1 a 0.

Em 1976, foi a vez do Cruzeiro tentar. O time mineiro bateu o River Plate por 4 a 1, em Belo Horizonte, mas perdeu por 2 a 1, em Buenos Aires, na volta. Na terceira partida até se sagrou campeão, mas o duelo foi em Santiago (triunfo por 3 a 2).

 

Em 1984, o Grêmio enfrentou o Independiente com o segundo jogo da final ocorrendo na Argentina. Mas o time brasileiro perdeu em Porto Alegre  por 1 a 0 e empatou sem gols na casa do adversário.

Dessa vez o Grêmio venceu os dois jogos. Bateu o Lanús por 1 a 0, em Porto Alegre, e na noite desta quinta-feira por 2 a 1, em Lanús.

Para os gremistas a conquista desta noite foi uma vingança também. Isso porque os dois vices do Grêmio na Libertadores até a data de hoje foram contra times argentinos. Em 1984, como já citado, perdeu para o Independiente. E, em 2007, foi superado pelo Boca Juniors e dentro do estádio Olímpico, em Porto Alegre.

  • Brasileiros x Argentinos

A conquista do Grêmio também diminuiu a diferença histórica que há em finais de Libertadores entre brasileiros e argentinos. Os clubes hermanos têm nove títulos contra, agora, cinco dos brasileiros.

Pelo menos os dois últimos confrontos foram mais felizes para os brasileiros. O Grêmio bateu o Lanús agora. Em 2012, o Corinthians superou o Boca Juniors.  Outros vencedores foram o Santos contra o Boca (1963), o Cruzeiro contra o River Plate (1976) e São Paulo contra o Newell’s Old Boys (1992).