Grêmio busca empate no final contra São Paulo

O São Paulo saiu na frente do marcador, mas não conseguiu suportar a pressão do Grêmio no segundo tempo e acabou cedendo o empate por 1 a 1, nesta quarta-feira, na Arena Grêmio, em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. O resultado pode ser considerado ruim para o técnico Vanderlei Luxemburgo, que foi vaiado durante o jogo e pode deixar o time gaúcho. O jogo foi o último das equipes antes da pausa para a Copa das Confederações.

Luis Fabiano, que pode ter feito seu último jogo com a camisa do Tricolor do Morumbi, abriu o placar aos 42 minutos do primeiro tempo. Este foi o seu gol de número 173 pelo clube, que lhe garantiu o posto de quinto maior artilheiro na história do São Paulo, ao lado de Luizinho. Nos instantes finais, aos 41 da segunda etapa, Kleber empatou a partida.

Com o resultado, os dois Tricolores vão a oito pontos no torneio, mas, pelo saldo de gols, o time paulista está à frente, em sexto lugar, enquanto os gaúchos ficam na colocação seguinte.

O São Paulo viveu um dilema composto por incertezas e polêmicas. Um resultado negativo poderia definir a saída do técnico Ney Franco, pois o time foi derrotado pelo Goiás na última rodada. Além disso, Luis Fabiano, insatisfeito, admitiu que recebeu propostas para deixar o clube.

Do outro lado, entrava em campo um adversário faminto pelo três pontos, mas sob desconfiança. O clube investiu alto na formação do elenco que, em seis meses, ainda parece em construção. Elaboração essa que teve modificações estruturais em sua base. Elano, que apresenta um déficit físico, ficou no banco. Guilherme Biteco, promessa da equipe, também. Com isso, Welliton foi a campo e, o 4-4-2 habitual, deu espaço para o 4-2-1-3, com a linha de três atacantes bem afastada do sobrecarregado Zé Roberto.

Com esquemas parecidos, o clube paulista foi superior no primeiro tempo. Soube aproveitar as falhas e o nervosismo dos defensores do clube gaúcho. Luis Fabiano, de temperamento imprevisível e qualidade técnica imprescindível a este São Paulo, levou vantagem. Participativo, o atacante buscou o jogo no meio e, nos contra-ataques, levou perigo.

Na primeira oportunidade do centroavante são-paulino, a bola passou à direita de Dida. Na segunda chance, bola no fundo das redes, com participação de Douglas, que lhe deu a assistência.

As duas equipes abusaram de errar passes simples no meio de campo e, a partir de falhas evitáveis, as faltas foram se sucedendo. Principalmente com Pará e Douglas, deficitários na marcação. Mais incisivo, com Aloísio e Osvaldo invertendo o posicionamento, o São Paulo se mostrou um time disposto a superar obstáculos para vencer. Já o time gaúcho, foi ao intervalo com o retumbante som das vaias, principalmente a Luxemburgo.

 

Grêmio volta diferente no segundo tempo

Na etapa final, o técnico Vanderlei Luxemburgo colocou o time à frente. Optou por Elano e Biteco, que deram mais qualidade à saída de jogo. Com as alterações, o Grêmio passou a comandar o jogo, principalmente com Elano.

O meia estava em uma noite calibrada. Em dois chutes – um, inclusive, na trave – assustou a defesa são-paulina. Ganso, que poderia servir para cadenciar o jogo e ser o termômetro tricolor, dando tranquilidade, não foi esse personagem. Os alas tiveram de recuar, tal como Luis Fabiano.

O Grêmio persistiu, com a mesma intensidade, e foi recompensado no final da partida. Kleber, no final da partida, colocou a cabeça após cobrança de escanteio para marcar. O São Paulo ficou com o gostinho da vitória até os 41 minutos, mas o jogo terminou empatado.

 

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 1 X 1 SÃO PAULO

Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)

Data/hora: 12/6/2013 – 22h (de Brasília)

Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ)

Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés (RJ) e Luiz Antonio Muniz de Oliveira (RJ)

Público pagante/total: 15.926/18.422

Renda: R$ 580.550,00

Cartões amarelos: Wellington, Douglas, Aloísio, Juan, Luís Fabiano (SPO) Pará, Zé Roberto, Adriano, Guilherme Biteco (GRE)

Gols: Luís Fabiano – 41’/1ºT (0-1) Kleber – 41’/2ºT (1-1)

 

GRÊMIO: Dida, Pará, Werley, Bressan e Alex Telles (Ramiro – 25’/2ºT); Adriano (Elano – intervalo), Souza e Zé Roberto; Welliton (Guilherme Biteco – intervalo), Kleber e Barcos –Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

 

SÃO PAULO: Rogério Ceni, Douglas, Lúcio, Paulo Miranda e Juan; Wellington, Denilson e Ganso; Aloísio (Maicon – 29’/2ºT), Luis Fabiano e Osvaldo – Técnico: Ney Franco.