Gravador de voz é achado em avião que caiu com Teori, ministro do STF, diz FAB

Equipamento passará por perícia

Um equipamento que funcionava como gravador de voz foi retirado da aeronave que caiu nessa quinta-feira (19), segundo informações da FAB (Força Aérea Brasileira). No avião estavam Teori Zavascki, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e mais quatro vítimas, nenhuma sobreviveu à queda. O objeto passará por perícia para saber se estava ligado durante o voo.
primeira etapa de investigações está sendo realizada por militares da FAB, no local do acidente para coletar dados que ajudem na identificação das causas da queda, segundo informações do Cecomsaer (Centro de Comunicação Social da Aeronáutica), em Brasília.
De acordo com o site Uol, o caso também é investigado pelo MPF (Ministério Público Federal) e pela PF (Polícia Federal). O chefe da Delegacia de Polícia Federal de Angra dos Reis, Adriano Soares, abriu inquérito para investigar as circunstâncias do acidente aéreo. Uma equipe de Brasília formada por um delegado, peritos e papiloscopistas atuarão em conjunto em Paraty.

Na quinta-feira, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que o avião apresentava certificados de inspeção em dia e que não havia nenhuma pendência em relação à aeronave.

O acidente

O avião saiu do Campo de Marte, em São Paulo, às 13h01 e caiu por volta das 13h45 em Paraty, no Rio de Janeiro, segundo informações da Marinha. Na aeronave estavam o relator da Operação Lava Jato, ministro Teori Zavascki. O proprietário do avião e empresário Carlos Alberto Filgueiras, o piloto Osmar Rodrigues, a massoterapeuta Maíra Panas Helatczuk e sua mãe Maria Hilda Panas.

A Marinha, por meio do Comando do 1º Distrito Naval, informou que tomou conhecimento por volta das 13h45 da queda da aeronave. Imediatamente, a Agência da Capitania dos Portos em Paraty enviou ao local do acidente uma equipe, a fim de prestar apoio na busca aos tripulantes da aeronave.

De acordo com informações disponíveis no site da Anac, o avião Beechcraft C90GT tem capacidade para sete passageiros, além do piloto. É um avião bimotor turboélice fabricado pela Hawker Beechcraft. A aeronave PR-SOM está registrada em nome da Emiliano Empreendimentos e Participações Hoteleiras Limitada.

Homepage 1