GP de Ciclismo reúne atletas internacionais em Corumbá

Cerca de 130 competidores participaram do 1º Grande Prêmio Corumbá de Ciclismo, que ocorreu na manhã de domingo, 11 de agosto. Atletas de todo o Mato Grosso do Sul e Bolívia participaram da disputa. O presidente da Federação de Ciclismo de Mato Grosso do Sul, Aldo Aguilera, destacou que esse primeiro evento na cidade quer estimular a prática desportiva junto à população local.

 

“Estou há cinco anos no ciclismo como presidente e nunca realizamos etapas em Corumbá. Desta vez, através da parceria com a Prefeitura, conseguimos. Além disso, houve a criação da Associação de Ciclistas de Corumbá. Há um bom tempo, a cidade tinha atletas que participavam das competições oficiais, que tinham nome no ranking e queremos incentivar isso. Queremos incentivar a população a pedalar e com isso, obviamente, surgem novos talentos”, ressaltou o presidente da Federação ao Diário.

 

“Temos nessa competição, atletas de todo o Estado e a participação de 50 atletas da Bolívia. Abrimos espaço nessa competição, as categorias mountain bike e categorias profissionais. Essa prova não é federada para o ranking estadual, porém, ano que vem, com certeza iremos fazer. Infelizmente, pelo fato de Corumbá não ter um clube nem atletas filiados, não há representantes da cidade competindo em nível estadual para o ranking. Agora, com a Associação criada, os atletas de Corumbá já podem, se filiar a e a partir da próxima prova, competir, buscando um lugar no ranking”, revelou Aldo.

 

Línguas portuguesa, espanhola e inglesa se misturaram na etapa corumbaense. Brasileiros e bolivianos se entendiam através do “portunhol”; já o ciclista David Burner, da Polônia, contava com a paciência e os gestos para poder se comunicar. David, que tem 18 anos, está realizando um intercâmbio em Dourados e veio parar em Corumbá, trazido pelo amigo Nicolas Azambuja, 17 anos, atual campeão da categoria Elite Juvenil. Nicolas disse que trouxe o amigo para “conhecer mais da cultura de Mato Grosso do Sul e principalmente o Pantanal”.

 

A equipe da Bolívia também divulgou a 24ª Volta de Santa Cruz de Ciclismo, que acontecerá de 16 a 22 de setembro. “Chegamos para a 5ª etapa Estadual de Ciclismo de Puerto Suárez e fomos convidados pelo presidente da Federação de Ciclismo de Mato Grosso do Sul para participar desta etapa em Corumbá. Estamos aqui para prestigiar e compartilhar do amor por esse esporte que não tem fronteiras”, frisou Bailon Becerra, presidente da Federação de Santa Cruz.

 

Bailon destacou que no dia 16 de setembro, haverá um passeio ciclístico em Corumbá, com saída às 08h30 saindo da frente da rodoviária, na rua Porto Carrero, sentido aeroporto. O passeio será o início da 24ª Volta Santa Cruz de Ciclismo, que terá continuidade em Puerto Suárez e Santa Cruz.

 

O GP Corumbá de Ciclismo foi dividido em seis categorias: Elite – (nascidos até 1994); Máster (30 a 39 anos – nascidos de 1.974 a 1983); Máster (40 a 49 anos – 1964 a 1973); Máster (50 anos acima – nascidos até 1963); Feminina (livre); e Open, para ciclistas não federados de qualquer faixa etária.

 

Entre os campeões se destacaram Ever Alessandro (Open Masculino), Maria José Soto (Feminino), Pedro Patistoti Júnior (Master C) e Anderson Vero (Master A). (Diário Online)