Governos usam competições como vitrines e incentivos a novos atletas

Open de Vôlei de Praia foi um dos grandes eventos esportivos trazidos à Capital para gerar “legado de imagem” e incentivar surgimento de novos talentos

A passagem pelo Circuito Open de Vôlei de Praia por Campo Grande, encerrada neste domingo (25), foi considera um sucesso pelas instituições parceiras do evento, que já trabalham com a perspectiva de repetir a dose em 2019 e, ainda, investir para que a Capital se mantenha no circuito de grandes eventos esportivos nacionais. Algo que, como consequência, ajudará no estímulo, formação e aperfeiçoamento de novos talentos.

“(A etapa) ficou dentro da expectativa: um nível técnico altíssimo, com as melhores duplas do país jogando a etapa e um bom público”, afirmou Radamés Lattari, CEO e diretor de Seleções e Competições da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei). Confiante na tese de que o Brasil segue entre as potências do vôlei, na quadra ou na areia, ele aponta que torneios como este servem para atrair e incentivar os praticantes.

“Competições como esta trazem frutos. Amanhã, vai ter muita criança querendo jogar vôlei de praia, assim como no dia seguinte a jogos da seleção de quadra aumenta o número de inscritos em escolinhas e busca de locais para a prática. E, claro, é preciso cursos para atualização de treinadores e dirigentes atuantes”, destacou, citando ainda o incentivo à prática de Educação Física nas escolas como um ponto de partida para o ingresso no esporte e confirmando conversas com prefeitura e governo para o retorno do Open em 2019.

“Poucos Estados conseguem trazer o Open, e conseguimos três anos consecutivos”, destacou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), reforçando tratativas para a competição voltar no ano que vem. Ele também avalia que a presença de atletas de alto rendimento serve de inspiração para quem deseja começar no esporte e, no caso do Estado, destaca que a Bolsa Atleta e o Bolsa Técnico são um meio de incentivar quem começa a se destacar nas competições.

“Acabam sendo um apoio aos atletas de alto desempenho, para treinarem e galgarem posições e chegarem a esse nível”, destacou o governador, que, antes desta etapa, ressaltou a importância de escolinhas de base darem oportunidades para o surgimento de novos talentos.