Governo oferece 3 dias de carnaval para Bela Vista, mas prefeitura decide não realizar festa

Prefeitura iria arcar com pequenas despesas da festa

Com a justificativa de que existem outras prioridades para o município, a prefeitura de Bela Vista optou por não realizar o Bela Folia 2020. O que chama atenção neste contexto é que na nota oficial emitida pelo prefeito, o executivo alega que teria que arcar com “outros gastos”, entretanto, o governo do estado, através da fundação de cultura já havia se comprometido em apoiar o carnaval de rua e conceder estrutura de som, iluminação, palco e até mesmo uma banda para o período de três dias de festa. Sendo assim, a prefeitura ficaria apenas com as despesas de fechamento de espaço, banheiros químicos e segurança, valores que giram em torno de R$ 20.000,00 (Vinte Mil Reais), e também poderiam ser pagos com o dinheiro arrecado pelo bar da festa, que provavelmente seria de responsabilidade do poder público.

Recentemente, o presidente da câmara municipal de Bela Vista, vereador Xetinho Takeshi esteve na Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em audiência com a presidente Mara Caseiro. Ao seu lado estava o secretário municipal de turismo, Edinho Corrêa, que também levou o projeto e as propostas para a realização do carnaval e outras festas do calendário cultural do município. Durante o encontro, Mara mais uma vez fez questão de confirmar o apoio para a festa e garantiu que o governo do estado apoiaria os três dias de carnaval.

Em uma outra oportunidade, Xetinho ao lado dos colegas vereadores, Diogo Murano e Fabrizia Tinoco também já haviam levado inúmeras propostas e opções de eventos para Bela Vista, entre eles, o Bela Folia 2020.

Em contato com o vereador Xetinho, perguntamos sobre o fato e ele se disse surpreso com a notícia.

“Realmente estive na fundação de cultura com a presidente Mara Caseiro e garantimos o apoio para o Bela Folia. Mara havia confirmado que disponibilizaria estrutura de palco, som, iluminação e um grupo de nome “Banda Swing”. A prefeitura teria apenas que arcar com o mínimo de despesas que seria relacionado ao fechamento, banheiros e segurança. Fiquei surpreso com essa notícia, pois achei que estava tudo certo. Sei que o município tem muitas prioridades, mas o entretenimento também é uma delas, ainda mais quando o custo de tudo isso seria praticamente arcado com recursos do governo do estado”, disse o vereador.

Também entramos em contato com a assessoria de comunicação do município que emitiu a seguinte nota:

PREFEITURA DE BELA VISTA – MATO GROSSO DO SUL

A Prefeitura de Bela Vista informa que, assim como nos últimos três anos, em 2020 também não realizará a festa de Carnaval. A administração reconhece a importância da festa como lazer, entretenimento e símbolo maior de nossa cultura, mas entende que no momento o município necessita de outras prioridades.

O Executivo Municipal tem feito um esforço imenso, desde o início dessa gestão, para manter as contas públicas em dia e honrar o compromisso de pagar regularmente o salário dos servidores, as dividas antigas renegociadas, e os débitos com fornecedores. Além de direcionar investimentos em áreas que, no momento, são mais importantes para melhoria da cidade.

O Município também agradece ao Governo do Estado, que ofereceu uma ajuda para a realização do Carnaval em Bela Vista. No entanto, mesmo assim a administração teria que arcar com os outros gastos, que teriam que ser retirados de áreas mais necessitadas atualmente.

Atenciosamente
______________________
Reinaldo Miranda Benites
(Prefeito de Bela Vista-MS)

Manifestação

Durante um programa de rádio na emissora Líder FM 102, vários ouvintes enviaram mensagens e fizeram as seguintes colocações:

“Com essa posição do prefeito, mesmo diante do apoio do governo do estado, fica a seguinte pergunta … estaria a prefeitura realmente preocupada com as ruas que estão intransitáveis nestes 3 anos, ou seria questão de ciumeira política, pelo fato do vereador Xetinho ter colaborado na conquista deste apoio para os três dias de carnaval?”, destacou o ouvinte.

Uma comerciante também destacou sua indignação. “O começo do ano já é parado, e aí a prefeitura decide não fazer a festa? Eles recebem os salários em dia, queria ver se fossem comerciantes e dependessem do movimento do comércio. Por isso que Bela Vista não vai pra frente, por pensamentos pequenos como estes”, disse.

Fonte: BV News