Governo inicia hoje agendamento on-line com gratuidade para primeira emissão do RG

 A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) lança hoje (1°), em Campo Grande, um novo serviço, o Agendamento On-Line, paraexpedição de Carteira de Identidade (RG) de primeira e segunda emissão, visando garantir comodidade e agilidade ao cidadão que necessita do documento. 

 

O acesso ao agendamento eletrônico será feito a partir do endereçoservicos.sejusp.ms.gov.br . O novo sistema entra em funcionamento concedendo a gratuidade da 1ª emissão do RG, conforme prevê a lei n° 4391/13. A regulamentação da  lei, de acordo com a Sejusp, deverá ser publicada por meio de resolução no Diário Oficial do Estado.

 

Para o secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, o agendamento via internet vai facilitar o acesso às informações para o usuário, melhorando a demanda pelo trabalho, já que da residência ou do local de trabalho o cidadão poderá agendar seu atendimento.

 

 

“Desse modo, a pessoa não necessitará ficar em filas, comparecendo no posto de identificação somente no dia e horário agendados. É a tecnologia sendo utilizada para melhorar a prestação de serviço ao cidadão. Sendo que a partir do dia 1° de outubro, a primeira via do RG será gratuita, conforme determinação legal. Enquanto que para a RG de segunda emissão, continuará o recolhimento da taxa correspondente”, ressaltou o secretário.

 

 

Treinamento

 

Na última sexta-feira (27) foi realizado, na sede da Superintendência de Gestão da Informação (SGI), um treinamento com os gestores e coordenadores do Instituto de Identificação, a fim de conferir os últimos detalhes do novo sistema, como layout, campos obrigatórios de preenchimento, conferência detalhada da área do usuário, bem como dos itens administrativos, dentre outros.

 

No encontro, que contou com a presença do secretário Wantuir Jacini; do coordenador-geral de Perícias, Nelson Fermino Júnior e do superintendente do SGI, Daniel Nantes Abuchaim, ficaram definidos os canais que estarão à disposição do cidadão, em caso de dúvidas. Os telefones para contato são  3318-7980 e 3318-7981, além do endereço eletrônico: delegaciavirtual@pc.ms.gov.br , com atendimento 24 horas.

 

            Como agendar  

       
        
Para ter acesso ao atendimento eletrônico, o usuário deve conectar-se a partir de 0 hora do dia 1º de outubro no endereço (http://servicos.sejusp.ms.gov.br/), escolher o posto mais próximo ou o local que tiver a data desejada, preencher o formulário e confirmar o agendamento. Na página, o cidadão será informado em relação aos documentos necessários para obtenção da identidade ou da segunda emissão, e receberá por e-mail a confirmação do agendamento, com data, hora, local e o protocolo de agendamento.