Governo do Estado pede apoio para vender milho em MS

governador André Puccinelli encaminhou esta semana ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Eustáquio Andrade Ferreira, um pedido de apoio para a comercialização do milho em Mato Grosso do Sul. A medida servirá para assegurar ao produtor o preço mínimo da commoditie, atualmente cotada em R$ 17,46 a saca de 60 kg.

Este ano Mato Grosso do Sul deverá colher aproximadamente 7 milhões de toneladas do cereal, mas haverá uma diminuição gradual dos preços do produto e ainda deficiências na rede e na capacidade de armazenagem de grãos. A deficiência na armazenagem deve-se ao fato de no Estado o consumo anual não ultrapassar 1,5 milhão de toneladas, o que gera um grande excedente de produção a ser escoado para outros estados brasileiros e até mesmo para outros países.

Produtores estão preocupados com os valores recebidos até o momento, que estão abaixo do mínimo definido para essa safra. O Estado já colheu 25% da área cultivada.

O Governo de Mato Grosso do Sul pretende definir junto com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Secretaria de Política Agrícola do Mapa, medidas que assegurem a comercialização mediante a adoção de prêmio para escoamento de produto (PEP) e do prêmio equalizador pago ao produtor (Prepo), já a partir do início de agosto. Isso implica na realização semanal de leilões, em lotes de 250 mil toneladas, até atingir 2 milhões de toneladas, o que poderá ser suficiente para alcançar os objetivos dos produtores.

No documento enviado ao ministro, o governador ressalta a importância dessas ações para reduzir a pressão da demanda por armazéns e também aponta a queda dos preços praticados no mercado sul-mato-grossense.