Governo do Estado oferecerá pós-graduação em Educação Sanitária a técnicos da Iagro

ampo Grande (MS)A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) oficializou na nessa quarta-feira (19.12) uma parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) para realização de um curso de pós-graduação latu sensu em Educação Sanitária e Comunicação em Agropecuária, específico para servidores da Agência.

Secretário-adjunto da Semagro, Ricardo Senna.

A assinatura aconteceu na sede do IFMS, em Campo Grande, na presença do reitor Luiz Simão Stacszcazak; membros de sua equipe; do secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Ricardo Senna; do diretor-presidente da Iagro, Luciano Chiochetta; e da chefe da Divisão de Educação Sanitária da Iagro, Terezinha Cléa Signorini Feldens.

A ideia é oferecer qualificação a pelo menos 90 técnicos, visando o alinhamento com as atividades propostas pelo Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa(Pnefa), que prevê a retirada da vacinação conta a febre aftosa até 2023 e mudanças no sistema de trabalho das equipes. Além disso, as atividades propostas também buscarão aperfeiçoar a qualidade dos serviços já prestados quando das visitas, encontros com produtores e trabalhos de campo e palestras, e das ações paralelas como as entrevistas para emissoras de TV e rádio e apresentações.

Segundo Ricardo Senna, entre as ações estratégicas desenvolvidas no gestão Reinaldo Azambuja, estiveram em evidência e continuarão sendo prioridades o trabalho de desburocratização e modernização dos sistemas, que passam pelo serviço de defesa sanitária, com especial atenção à qualificação da equipe.

Terezinha discutindo os detalhes; a ideia é oferecer qualificação a pelo menos 90 técnicos.

Ele comentou ainda que estuda a possibilidade de que este primeiro curso, que deverá ter início no segundo semestre de 2019, sirva como uma espécie de piloto e o modelo possa ser aproveitado em outros órgãos do Governo do Estado.Luciano Chiochetta resumiu o objetivo do projeto ao destacar a constante busca pelo aprimoramento das relações servidores/produtores e a necessidade de melhorar a qualidade da comunicação que se faz com os clientes da Agência. “O produtor tem que enxergar no técnico da Iagro um parceiro, um orientador, e não apenas um agente fiscalizador, é para isso que estamos levando aprimoramento neste setor para eles”.

A preocupação em cumprir com o plano para a retirada da vacinação – que passa pela comunicação e pelo trabalho de orientação dos produtores através das visitas técnicas – também foi destacado pelo diretor.