Governador entrega 82 casas e inaugura escola e pontes em comunidade quilombola

 Campo Grande (MS) – O governador André Puccinelli faz nesta quarta-feira (7) a entrega de 82 unidades habitacionais na sede da Associação Furnas do Dionísio, no município de Jaraguari. Durante o evento também serão entregues à comunidade a Escola Estadual Zumbi dos Palmares reformada recentemente, uma patrulha mecanizada, três veículos escolares e inauguradas as pontes de madeira do Mangue e do Zé Preto, recuperadas pela Prefeitura Municipal.

          Uma parceria entre Governo do Estado e União somou investimentos que ultrapassaram R$ 1,1 milhão para garantir moradias dignas aos descendentes de Dionísio Antônio Vieira, fundador das Furnas. E segundo o presidente da Associação da Casa da Cultura Afro-brasileira, Antônio Borges, há expectativa para construção de mais 50 casas na região, que irão contemplar as famílias remanescentes que estão retornando para a comunidade graças às ações de desenvolvimento promovidas pelo governo do Estado. “Muitos que saíram da Furnas em busca de emprego hoje estão retornando para a comunidade, atraídos pelos programas que estão sendo implantados para ajudar as famílias a viver daquilo que produzem”, explica Borges.

 

Com grande vocação agrícola, as famílias em Furnas do Dionísio plantam diversas culturas e criam gados e pequenos animais, o que justifica a entrega da patrulha mecanizada, cedida pelo Governo através da Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), no final do ano passado. Durante o evento haverá a entrega simbólica da patrulha. 

 

Raquel Pereira