Governador apresenta em Ponta Porã investimentos em projetos de segurança para a fronteira

 Durante as festividades do aniversário de 101 anos de Ponta Porã, o governo do Estado firmou parceria com a Prefeitura e anunciou a destinação de equipamentos, efetivo e veículos para a implantação das ações da Estratégia Nacional de Segurança na Fronteira (Enafron). Por meio de um Termo de Cessão de Uso, o Estado recebeu da prefeitura a cedência dos espaços físicos para instalação de postes de concreto e metal que abrigarão câmeras de vídeo e as torres que farão a transmissão de dados para a central de videomonitoramento.

 

 

 Com a resposta obtida do Município, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), inicia a instalação de 13 câmeras, em pontos já definidos. O número poderá ser aumentado futuramente. Conforme o secretário Wantuir Jacini, a central que receberá os dados captados pelas filmagens vai funcionar na sede do 4º Batalhão da Polícia Militar.

          Além desses equipamentos, o governador André Puccinelli anunciou uma série de outros investimentos da Enafron que reforçarão a segurança da cidade fronteiriça, incluindo de pessoal. E, após reunião com vereadores e o prefeito Ludimar Novais na chegada ao município, Puccinelli informou que enquanto não chegam os policiais que farão o reforço de efetivo, a Sejusp está autorizada a desencadear operações ostensivas específicas para combater a criminalidade.

        

 

        “Virão mais 70 policiais civis e militares, bombeiros e profissionais da perícia, e também mais 24 veículos. Enquanto não chegam, a Secretaria de Segurança já recebeu determinação de incrementar as varreduras, com operações do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) e da Cigcoe (unidade militar que atua em situações críticas), para que a população se sinta mais segura”, informou Puccinelli.

 

 

Fronteira Segura

 

Com os novos veículos que serão entregues, o reforço por meio de projetos da Enafron para combater a criminalidade em Ponta Porã e entorno chegará a 30 viaturas, porque seis já foram adquiridas e repassadas.

 

Também já foram destinados equipamentos específicos para a Unidade Regional de Perícia, incluindo instrumentos modernos que darão mais qualidade ao trabalho, como microscópio estereoscópio, detector de metal, desumidificador, infravermelho para análise de drogas, computadores, videocomparador espectral, equipamento para perícia em celular, kit de identificação veicular e computadores. Outros equipamentos estão em fase de aquisição.

          Conforme explicou o secretário Wantuir Jacini, dos 24 novos veículos, oito são para a Polícia Militar, seis para a Polícia Civil, três para a Perícia, seis para o setor de Inteligência PM/PC, e uma para a unidade do Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança).

 Para reforço de pessoal, o governo vai destinar 50 soldados da PM, 11 policiais civis (sendo dois escrivães e nove investigadores), três peritos criminais e seis bombeiros. “Além desse contingente, teremos ainda a contratação de delegados, agentes penitenciários e oficiais PM e BM”, revelou o secretário de Segurança Pública.

 

Ainda durante as festividades, o prefeito Ludimar Novais oficializou a criação de uma secretaria municipal para a área da Segurança Pública e deu posse ao policial federal aposentado Valério Azambuja como titular da pasta. Novais afirmou que o Município quer trabalhar em sintonia com o Governo do Estado e que a nova secretaria visa fazer com que o município “possa operar a política de segurança definida pelo Estado”. “Estamos à disposição da população, e estamos à disposição do governo para dar andamento a isso”, garantiu.