Golpe em site de drogas na "internet secreta"

O site Evolution, uma das principais lojas virtuais da chamada ‘internet profunda’ (‘deep web’), usado principalmente para a compra e venda de drogas, saiu do ar na semana passada, no que seria um golpe dos fundadores. Eles são acusados de sumir com US$ 12 milhões na moeda virtual bitcoin.
Os sites que atuam na ‘deep web’ não podem ser achados por buscadores -como o Google- e são inacessíveis a partir de navegadores comuns -como o Chrome e o Internet Explorer.
Para acessá-los é preciso utilizar o navegador TOR, que oferece privacidade a seus usuários. Todo mundo permanece anônimo.
De acordo com a revista ‘Wired’, na noite de terça-feira (17) a página, que tinha cerca de 20 mil produtos relacionados a drogas, além de outros itens como armas e cartões de crédito roubados, desapareceu misteriosamente, impedindo que compradores de drogas e vendedores tirassem o dinheiro guardado em suas contas no site.
O Evolution funcionava como uma espécie de ‘MercadoLivre do mercado negro’, em que vendedores independentes podem oferecer produtos, em troca de dar uma parte da venda para os administradores do portal havia inclusive espaço para que usuários avaliassem a mercadoria e o trabalho dos comerciantes.
As vendas eram feitas em bitcoins, por meio de transações cifradas.
O portal ganhou força depois que o Silk Road, que era o mais famoso desse mercado, foi tirado do ar pelo FBI, a polícia federal americana, foi tirado do ar, em 2013.
Na época, as autoridades americanas encontraram US$ 3,6 milhões em bitcoins nos repositórios do site, que comercializava drogas como haxixe do Marrocos, cogumelos dos Estados Unidos e cocaína da Holanda, remédios controlados, aparelhos para espionagem, joias falsas e pornografia.