Glória de Dourados proporciona destino correto a pneus inservíveis

A secretaria municipal de Desenvolvimento Sustentável (Seds) de Glória de Dourados, através da Divisão Municipal de Meio Ambiente (Dima), vem realizando diversos trabalhos na área de meio ambiente, graças aos esforços do Secretário Ademar de Souza Serafim e pela responsável pelo respectivo departamento, a Bióloga Maria Aparecida Furtuoso Gomes.

 

O trabalho mais recente foi o recolhimento de pneus inservíveis, que foram transportados para a empresa Ecopneu em Campo Grande. A Prefeitura de Glória de Dourados celebrou em 2009, convênio com a empresa Reciclagem de Pneus Ltda (Reciclanip), convênio firmado com a anuência da Câmara de Vereadores, com a aprovação da Lei nº. 885, de 11 de agosto de 2009, autorizando a assinatura de convênio com este objetivo. A Reciclanip é uma empresa criada em 2007, considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo. Empresa modelo, auto-sustentável, reconhecida pelo trabalho efetivo na destinação de pneus inservíveis.

 

Para o Prefeito Arceno Athas Junior (PSB), este é mais um projeto modelo no Estado e promove ao município uma grande parcela contributiva no meio ambiente. “Precisamos cuidar do nosso meio ambiente, ao proporcionar o destino correto destes pneus, teremos menos incidência de focos de mosquito da dengue e também o ambiente limpo e saudável”, observa.

 

Os pneus irrecuperáveis foram conduzidos para a capital do Estado por meio de veículo apropriado. A Bióloga do Dima, Maria Aparecida argumenta, “a retirada desses pneus das borracharias e outros locais que mantinham pneus imprestáveis para recauchutagem, transportando-os para locais cobertos, adequado e protegido de chuva, é uma cristalina demonstração da responsabilidade ambiental do Poder Executivo Municipal e a Empresa de Reciclagem”. O convênio disponibiliza um Ecoponto de coleta de pneumáticos inservíveis evitando o seu descarte irregular, promovendo desta forma, a preservação do meio ambiente e da saúde da população através da destinação ambientalmente adequada dos pneus.

 

Para o Secretário da SEDS Ademar de Souza Serafim,essa ação é muito importante para o município tendo em vista que com a Política Nacional de Resíduos Sólidos a Lei 12.305 de 02 de Agosto de 2010 que instituída a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, a ser implementada de forma individualizada e encadeada, abrangendo os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes que são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa e os pneus fazem parte desta logística.

 

No processo de coleta, a Reciclanip é responsável pelo transporte de pneus a partir dos pontos de coletas até as empresas de trituração, quando necessário, de onde os pneus serão encaminhados para destinação final. Dos pneus é possível retirar produtos, borracha/elastômeros; negro de fumo; aço, tecido de nylon; óxido de zinco; enxofre e aditivos. Alguns pneus podem passar por uma recauchutagem, onde a camada superior do pneu é reposta e vulcanizada. Entretanto, nem todo pneu pode passar por este processo.

 

O pneu para ser recauchutado não pode apresentar cortes e deformações, e a banda de rodagem ainda precisa apresentar os sulcos e saliências que permitem sua aderência ao solo. Isto significa que pneu careca não deve ser restaurado. Existe ainda o processo de recuperação de todos os elementos do pneu. Neste caso o pneu é triturado e as partes separadas e recuperadas.