GloboEsporte.com transmite ao vivo sorteio dos grupos do Paulistão 2020 nesta terça-feira

Clubes também decidem número de atletas e tamanho da competição; assista ao vivo

Os 16 clubes que vão disputar o Campeonato Paulista de 2020 se reúnem nesta terça-feira para discutir, entre outros assuntos, o tamanho da competição e o número de jogadores que cada um poderá inscrever. O Conselho Técnico e o sorteio dos grupos do torneio será realizado às 12h30, com transmissão ao vivo pelo GloboEsporte.com.

O Paulistão de 2020 vai manter o formato de disputa dos últimos anos, pelo menos na primeira fase. Os 16 clubes serão divididos em quatro grupos com quatro integrantes, que na primeira fase enfrentam os rivais das outras chaves. Após 12 rodadas, os dois melhores de cada grupo avançam para as quartas de final.

Nos mata-matas pode haver mudanças. A CBF sugeriu que as federações estaduais organizem seus campeonatos com 16 datas – e assim possam ser interrompidos na data Fifa de 18 a 26 de março. Mas, numa reunião no início do mês, a Federação Paulista perguntou aos clubes se eles preferem o torneio de 2020 com 16 ou com 18 datas. Não houve consenso. Uma decisão será tomada na reunião desta terça-feira.

Caso o Paulistão de 2020 tenha 16 datas, as fases de quartas de final e semifinal serão decididas em jogo único, na casa do time com melhor campanha na primeira fase e renda dividida entre os dois clubes.
Caso o torneio mantenha as 18 datas do ano que vem, as quartas de final e as semifinais terão ida e volta (assim como a final). Algumas partidas, porém, seriam realizadas durante a data Fifa – em que os clubes são obrigados a liberar os jogadores convocados pelas seleções nacionais.

Este é o formato preferido pelo Palmeiras, por exemplo. Na reunião do início do mês, representantes do Verdão argumentaram que, num formato com mata-mata em jogo único, as chances de uma zebra são maiores. O Corinthians prefere que o Paulistão tenha menos datas. A maioria dos clubes do interior também são a favor de um torneio com 16 datas, além de quartas e semifinais em jogo único.

Limite de inscritos e medalhas para o vice
O número de jogadores que cada clube pode inscrever na competição também estará em discussão. No ano passado, a FPF permitiu o máximo de 26 atletas na “lista A” (elenco principal) e mais um número ilimitado de jogadores formados na base de cada clube.

Essa limitação sempre é alvo de queixas por parte dos clubes grandes, que querem poder inscrever mais jogadores. Na reunião do começo do mês, por exemplo, o Corinthians deixou claro que prefere poder inscrever 30 atletas, mesmo número permitido nas competições da Conmebol.

O Conselho Técnico também vai decidir se os vice-campeões também receberão suas medalhas de prata em campo. Será avaliada uma sugestão de suspender essa premiação. A ideia é evitar constrangimentos como os de 2019 e 2018.

Neste ano, o time do São Paulo desceu para o vestiário após a derrota para o Corinthians em Itaquera e demorou até voltar ao campo para receber a premiação. No ano anterior, o Palmeiras se recusou a receber as medalhas após perder o título para o Corinthians.

Sorteio com torcedores especiais

Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo serão os cabeças de chave do Campeonato Paulista 2020. E, no sorteio dos grupos desta terça-feira, serão representados por torcedores especiais, convidados pela FPF.

globoesporte