GGIFRON faz balanço da Operação Ponta Porã Segura II

A operação contou com a participação de todas as forças de segurança da fronteira e também do Paraguai.

O Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGIFRON), com base de Ponta Porã, realizou no final da tarde desta quarta-feira (30), no auditório da Receita Federal, uma reunião para apresentação de um relatório de todas as ações que vem sendo desenvolvidas pela Força tarefa do Operações Ponta Porã Segura II, que teve inicio no dia 28 de outubro e atendeu 18 municípios da faixa de fronteira e não tem previsão de término.

O Coronel PM Edmilson de Oliveira Ribeiro, secretário do GGIFRON, coordenou a reunião que contou com a presença de representantes da Policia Militar, Policia Federal, Policia Rodoviária Federal, Policia Militar Rodoviária Estadual, 11º RCMEC (Exercito Brasileiro), Policia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Receita Federal e Policia Nacional do Paraguai.

Após a abertura da reunião, o Coronel Edmilson Oliveira, deixou para que cada representante de uma força policial presente a reunião fizesse um balanço de suas atividades, sendo de grande importância visto que o representante da Receita Federal falou da importância dessa força tarefa e no que a Receita pode ajudar, uma vez que os profissionais da área de fiscalização da Receita estão em greve.

O representante da PRF, T. Souza, informou a todos sobre as ações que eles desenvolveram nestes dias de operações, das prisões efetuadas e ressaltou a participação das demais forças.

O representante do 11º RC MEC, Major Darwin, que representou o comandante da Unidade Militar, disse que nesta operação já puderam contar com as ferramentas do SISFRON, um projeto que a algum tempo vem sendo implantado em toda fronteira e que aos poucos está começando a entrar em operação.

Dr. Clemir Vieira Junior, delegado Regional da Policia Civil, destacou em sua fala, as ações dos dois distritos policiais de Ponta Porã que não mediram esforços para apoiar a operação, tanto no trabalho de campo, como também fazendo os autos de prisão e apreensão, para que a justiça possa dar uma resposta mais rápida a sociedade.
gi
Dr. Ataide, delegado de Policia Federal, representante da instituição na força tarefa, achou muito importante a forma como a operação foi colocada em prática, parabenizando os representantes das demais forças, elogiando ainda a participação dos homens da Policia Nacional do Paraguai, uma vez que a PF atuou ao lado destes policiais em algumas ações.

O representante do Corpo de Bombeiros de Ponta Porã, também destacou os trabalhos que a unidade fez durante a operação, como a fiscalização dos alvarás de funcionamento de alguns comércios de Ponta Porã, Antônio João e Aral Moreira.

O representante do DOF, falou de todas as ações desenvolvidas pelo grupo, tanto das apreensões de drogas, prisões de vários criminosos e ação mais importante que foi a perseguição a caminhão carregado de droga, onde os policiais tiveram que trocar tiros com os traficantes, mas que no final conseguiram lograr êxito na apreensão da droga.

O representante da Policia Nacional do Paraguai, disse que estava muito feliz em poder fazer parte de uma força tarefa dessa natureza, uma vez que nesta operação foram combatidos todos os tipos de crimes na fronteira, destacando que o trabalho em conjunto serviu para tirar de circulação criminosos e também forte armamentos que estavam em poder dessas pessoas na fronteira, levando perigo a população.
gii
Houve ainda o registro do forte armamento apreendido pelos homens da Policia Nacional do Paraguai, quando na oportunidade foram presos um cidadão paraguaio e três brasileiros,

O grupo estava armado com um fuzil AK calibre 7.62 com carregador de 40, mais dois outros fuzis, quatro pistola de grande quantidade de munição.
g1
Ocorrência do Pacuri.

Registro de mais uma apreensão realizada pelo DOF e Exercito Brasileiro, no Ponto de Bloqueio Pacuri – 88 quilos de Maconha e um veiculo.

Apreensão da PRF na Força Tarefa

Apreensão BR-163 km 267 Dourados- MS. Veículo VW Gol placas: ONL- 4639 de Goiânia. Foram apreendidos 88 kg de maconha que seriam transportados até Assis-SP; o condutor ganharia R$ 8.000,00 pelo transporte.
g2
Dourados a Rio Brilhante:

Apreensão na BR 163 KM 312- Rio Brilhante-MS, uma carreta da marca Volvo FH- 440 placas: BWT- 9849 de São Paulo, acoplado ao semi reboque placa: FSK- 2590. Foram apreendidos 800 kg de maconha que seriam transportados até São Paulo. Condutor ganharia R$ 40.000,00 pelo transporte

Apreensão da PRF na Força Tarefa
g3

http://www.pontaporainforma.com.br/