GAECO/MS deflagra a Operação Casa Limpa

O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO/MS), braço do Ministério Público Estadual, realiza hoje (24/5), desde as 6 horas da manhã, a chamada Operação Casa Limpa, com o objetivo de cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão, possuindo como alvo uma organização criminosa voltada à prática do crime de tráfico de drogas e crimes contra o patrimônio, especialmente aquele conhecido popularmente como “golpe do seguro”.

A ação do GAECO/MS se concentra nas cidades de Bela Vista e Caracol, além de, também, efetuar a prisão de membro da organização criminosa localizado na cidade de São Paulo/SP.

No total foram cumpridos, com êxito, três mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão preventiva e dois mandados de prisão temporária.

As investigações revelaram que a organização criminosa concentrava suas atividades na região de fronteira, Bela Vista e Caracol, de onde enviavam entorpecentes para as cidades de São Paulo, Bonito, Bataguassu e Campo Grande, além de abastecer o mercado local.

Outra vertente criminosa da organização dizia respeito ao transporte de carros para o outro lado da fronteira, com o posterior registro fraudulento de boletim de ocorrência policial de roubo, tudo com o intuito de fraudar contratos de seguro.

Apurou-se que uma das integrantes da organização criminosa é servidora do Ministério Público Estadual, lotada na Promotoria de Justiça da comarca de Bela Vista, fato que ensejou o seu imediato afastamento das funções por decisão da Procuradoria-Geral de Justiça.

A servidora, além de responder criminalmente pelos crimes mencionados, responderá a procedimento administrativo disciplinar, cuja pena aplicável à espécie é a perda do cargo.

A Operação Casa Limpa conta com o apoio da Polícia Civil de Bela Vista.

 

www.mpms.mp.br