Gaeco e Receita Federal deflagram ação contra lavagem de dinheiro envolvendo empresários de Ivinhema

A cidade de Ivinhema, localizada à 297 quilômetros de Campo Grande é alvo da operação Ablutio, que é uma ação conjunta do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Receita Federal contra crimes de falsidade ideológica, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro que envolve empresários da cidade.

 

Os policiais do Gaeco devem cumprir nesta terça-feira (1º) cinco mandados de prisão temporária e sete mandados de busca e apreensão que foram expedidos pelo Juiz de Direito Alexandre Antunes da Silva que responde pela comarca da Capital.

 

Participam da ação dois Promotores de Justiça, 21 Policiais Militares do GAECO e nove Auditores Fiscais da Receita Federal.

 

O processo de investigação teve início à quatro meses na cidade de Ivinhema e envolveu diversos empresários que faziam transações imobiliárias suspeitas.

 

Durante as investigações surgiram indícios de fraudes fiscais, razão pela qual as buscas também estão sendo realizadas na sede de três empresas em Ivinhema, com o apoio de Auditores Fiscais da Receita Federal.

 

Há ainda o cumprimento de ordem judicial de bloqueio de diversos imóveis pertencentes a uma incorporadora de propriedade dos investigados.

 

O nome da operação “Ablutio”, é termo em latim que significa “lavagem”.