Fundação de Cultura abre nova edição do projeto Férias na Biblioteca

A Fundação de Cultura do Governo de Mato Grosso do Sul realiza nos dias 15, 17 e 19 de julho, na Biblioteca Pública Estadual “Dr. Isaías Paim”, mais uma edição do projeto Férias na Biblioteca. Estão previstas diversas atividades culturais para crianças de 7 a 10 anos apresentadas de forma divertida e prazerosa nos períodos matutino e vespertino. A entrada, como sempre, é franca.

Serão desenvolvidas durante o projeto Férias na Biblioteca atividades de musicalização, teatro de fantoches, oficina de ilustração, atividades plásticas, hora do conto, momentos de leituras espontâneas e atividades recreativas.

As atividades artísticas e de recreação são elaboradas e monitoradas pela equipe da Biblioteca Isaías Paim, composta por Estela Mari dos Santos Nascimento, gestora de Artes e Cultura; Ana Karla de Oliveira, estagiária do Curso de Letras (UCDB); Antonio Bento Sobrinho Junior (Instituto Mirim) e coordenação geral de Fabio Mota Queiroz, bibliotecário (FCMS).

As atrações musicais ficarão a cargo de Felipe Melchiades e Luiz Felipe de Pinho Silvano Correa (Casa Dom Bosco); A contação de história contará com a participação da bibliotecária Maria Marta dos Santos (Escola Estadual Joaquim Murtinho) e as apresentações teatrais terão monitoramento da professora Thaís Lopes Correia.

O projeto Férias na Biblioteca contará ainda com diferentes convidados. No dia 15 de julho o encontro será com o escritor Mota Junior. Paulista radicado em Campo Grande, aprendeu a trabalhar com artes gráficas e informática. Designer Gráfico por mais de duas décadas produzindo arte final para revistas, jornais, catálogos, manuais de identidade e logomarcas, é especialista em tratamento, restauração e fusão de imagens, produtor de videoclips fotográficos e projetista de sites.

Mota Júnior é autor desde 2011 e já tem quatro livros infanto-juvenis publicados: Franzino Amarelo, Aquarela Viva!, P. (pê ponto) e Loli e Lelê – as duas ginastas. Outros seis projetos estão sendo preparados.

No dia 17 de julho o encontro será com a escritora Célia Virginia Prado. Formada e pós graduada em Administração Publica, desde os 17 anos Virginia trabalha com teatro infantil. Após a conclusão dos estudos secundaristas em magistério, esses trabalhos se intensificaram com alunos da Rede Pública de Ensino visando trabalhar a criação, desenvoltura e a socialização.

Em 2012 publicou seu primeiro livro para crianças, “Fábulas de Virgínia”, com histórias que possuem um caráter moral positivo e promovem o encontro da imaginação com o coração da criança. Estão em vias de publicação três outros livros: um romance, uma obra de ficção e outro de poesias, mais uma de suas paixões.

No dia 19 de julho o encontro será com a ilustradora campo-grandense Nancy Angélica. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo e Educação Artística – Artes Plástica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atua como assessora de comunicação e como arte-educadora na Rede Municipal e Estadual.

Na área das Artes Visuais participou da 3ª edição no Armazém Cultural – Exposição “Arte em Campo Grande”. Seu trabalho esteve presente na exposição individual na Morada dos Baís “Morena da Cores” (2005); ilustrou o livro “A Menina Passarinha” (Editora Cânone/2011 – 1ª edição) e o livro didático “História de Mato Grosso do Sul” (Base Editorial – 2011).

O Projeto Férias na Biblioteca tem por objetivo despertar o prazer pela leitura e escrita, aproximar as crianças do ambiente da Biblioteca Pública e oportunizar um maior contato com a literatura e a cultura de modo geral.

“A participação da criança em atividades voltadas ao incentivo à leitura é de extrema importância na sua formação cognitiva, possibilitando a formação de um adulto leitor em potencial, o que favorecerá no enriquecimento de seu vocabulário, assim contribuindo no seu desenvolvimento cultural”, revela Juciene da Rocha Arruda, coordenadora da Biblioteca Estadual Isaías Paim.

O convívio com os responsáveis intelectuais das obras publicadas é importante para a criança, de acordo com o bibliotecário Fabio Mota Queiroz. Para ele, essa relação é propícia no processo de construção da relação leitor e autor.

“Este ano a ideia principal é a aproximação das crianças com os escritores. Queremos que se relacionem com o processo de criação e ilustração de uma obra literária e ao mesmo tempo vivenciem essa experiência de forma prazerosa e lúdica”, explica Fábio.

Serviço

As atividades acontecem das 8 às 11 horas e à tarde, das 13h30 às 17 horas. Os interessados em participar devem fazer gratuitamente pré-inscrição até o dia 12 de julho pelo telefone (67) 3316-9161. As vagas  são limitadas e o projeto é gratuito.

 

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim fica no segundo andar do Memorial da Cultura, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30.

No local estão disponíveis à sociedade cerca de 42 mil títulos para empréstimo e/ou consulta, sendo que nos últimos quatro meses a biblioteca vem disponibilizando à comunidade novas obras adquiridas recentemente. Vale a pena conferir.

Para se associar à Biblioteca Pública Estadual é necessário um comprovante de residência, uma foto 3×4, um documento de identidade. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3316-9161 e 3316-9177.

 Fonte:  Marcio Breda/FCMS